Quer esteja a organizar churrascos de verão no quintal ou a fugir do calor com reuniões em espaços interiores, um especialista em nutrição da UT Southwestern Medical Center afirma que existem muitas opções para adicionar alguma nutrição ao prato.
“Se não estiver pronto para substituir todo o seu prato por alternativas saudáveis, pode reduzir o açúcar e as gorduras adicionadas misturando os seus favoritos com algumas opções mais saudáveis”, afirma Lona Sandon, professora associada do Departamento de Nutrição Clínica da UTSW School of Health Professions, nos EUA, que defende que comer de forma mais saudável durante o verão é mais fácil do que se pensa – e saboroso também.
Deixe os seus convidados construírem as suas próprias tigelas de salada de tacos com muitas verduras mistas, espinafres baby e rúcula. Coloque toppings como feijões pretos enlatados escorridos e enxaguados, abacate em cubos e azeitonas pretas, juntamente com queijo cheddar ralado com baixo teor de gordura; em vez de batatas fritas, utilize tortilhas de milho.
Evite as carnes frias salgadas e grelhe 90% ou mais de carne magra e peitos de frango. Ofereça folhas de alface, cebola cortada às rodelas, tomate e abacate para os cobrir. Toda a gente gosta de uma tigela de bagas frescas ou de melancia cortada num dia quente de verão e os frutos de verão têm um forte poder nutritivo. Encha metade do seu prato com frutas e legumes.
A especialista recomenda ainda outras alternativas para uma melhor nutrição:
Asas de frango: tirar a pele e asse ou grelhar em vez de fritar; considerar grelhar pedaços de frango em vez das asas tradicionais; adicionar o molho preferido ou fazer o próprio molho, substituindo as natas por iogurte simples.
Churrasco: experimentar molhos à base de vinagre com baixo teor de açúcares adicionados; escolher cortes de carne magra, como o lombo, ou peito de frango ou de peru sem pele; oferecer espetadas de vegetais grelhados com abóbora amarela, tomate cereja, cebola roxa e batata-doce, em vez de salada de batata.
Costeletas: preparar costeletas de vaca mais magras em vez de costeletas de porco, que são normalmente mais gordas; considerar também o peito de vaca, que pode ser embrulhado em folhas de alface ou em cima de uma salada.
Hambúrgueres: escolher a carne de vaca picada mais magra ou substituí-la por peru picado magro, atum, salmão ou um hambúrguer vegetariano de feijão preto; adicionar as especiarias e temperos favoritos.
Cachorros quentes: as salsichas têm normalmente mais calorias e gordura saturada do que as magras; procurar salsichas 100% de carne de vaca e experimentar também salsichas de peru ou de soja; utilizar pães de trigo ou tortilhas de milho.