Scroll Top

Estudo confirma benefícios do consumo de amendoins para a saúde vascular

amendoins

Comer amendoins e manteiga de amendoim pode ter um impacto benéfico na saúde vascular das pessoas jovens e saudáveis, revela um estudo publicado na revista científica Antioxidants.

Os amendoins, que são obtidos da planta leguminosa Arachis hypogaea, são considerados frutos secos em termos de composição nutricional e são os mais consumidos em todo o mundo. Altamente ricos em ácidos gordos, proteínas, fibras e polifenóis, representam, segundo os especialistas, um lanche conveniente, acessível e rico em nutrientes, que contribui para um estilo de vida saudável.

A maioria dos estudos nutricionais concentra-se na análise de diferenças significativas em pessoas com elevado risco de sofrer de uma doença, sobretudo as pessoas mais velhas. Neste estudo, foram incluídos 63 jovens saudáveis, com idades entre os 18 e os 33 anos, que incluíram uma porção diária de produtos à base de amendoim na sua dieta regular durante seis meses.

“Neste grupo de estudo, é mais difícil ver qualquer efeito das alterações dietéticas na saúde”, explica Rosa M. Lamuela, especialista do Departamento de Nutrição, Ciência Alimentar e Gastronomia da Universidade de Barcelona.

E os resultados obtidos tornam-no a primeira intervenção nutricional a confirmar uma melhoria dos marcadores vasculares relacionados com os efeitos antitrombóticos e vasodilatadores em jovens saudáveis após a ingestão de amendoins.

“Os resultados revelam um aumento significativo dos níveis urinários de metabolitos fenólicos nos jovens que comeram uma dose diária de amendoins e manteiga de amendoim, em comparação com o grupo de controlo”, refere Rosa M. Lamuela.

Os participantes que ingeriram amendoins ou manteiga de amendoim também mostraram níveis melhorados de outros marcadores associados à saúde vascular.

Resultados que reforçam a hipótese, já defendida na literatura científica e em estudos anteriores, sobre o efeito protetor dos polifenóis, os principais antioxidantes e compostos anti-inflamatórios da dieta, nas doenças cardiovasculares em adultos, bem como os seus efeitos antitrombóticos e vasodilatadores.

Além disso, o consumo de frutos secos e amendoins tem estado associado a um menor risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e diabetes, sobretudo devido ao efeito protetor dos polifenóis encontrados nestes alimentos.

O artigo destaca um dos potenciais benefícios para a saúde da inclusão de amendoins e manteiga de amendoim na nossa dieta, “mas precisamos de mais estudos para compreender plenamente os mecanismos que explicam os efeitos positivos do consumo de amendoins na saúde vascular”, concluem os investigadores.

Posts relacionados