Scroll Top

Estar muito tempo à frente da televisão associado a coágulos sanguíneos potencialmente fatais

coágulos

Faça pausas quando estiver a ver televisão para evitar coágulos sanguíneos, dizem os cientistas, na sequência de um estudo que mostra que assistir a TV quatro horas por dia ou mais está associado a um risco 35% maior de coágulos sanguíneos.

“Os resultados do nosso estudo sugeriram também que ser fisicamente ativo não elimina o risco aumentado de coágulos sanguíneos associados ao tempo à frente da TV”, refere o principal autor Setor Kunutsor, especialista da Universidade de Bristol, no Reino Unido.

“Se vai fazer uma maratona de televisão, precisa de fazer pausas. Pode ficar de pé e alongar a cada 30 minutos ou usar uma bicicleta ergométrica. E evite combinar televisão com lanches não saudáveis.”

O estudo examinou a associação entre ver TV e tromboembolismo venoso (TEV), que inclui embolia pulmonar (coágulo de sangue nos pulmões) e trombose venosa profunda (coágulos de sangue numa veia profunda, normalmente nas pernas, que pode viajar até aos pulmões e causar embolia pulmonar).

Para realizar o estudo, foi feita uma revisão sistemática para recolha das evidências publicadas sobre o tema e, em seguida, combinaram-se os resultados usando um processo chamado meta-análise. “A combinação de vários estudos numa meta-análise fornece uma amostra maior e torna os resultados mais precisos e confiáveis ​​do que as descobertas de um estudo individual”, explica Kunutsor.

A análise incluiu três estudos, com um total de 131.421 participantes com 40 anos ou mais, sem TEV pré-existente. A quantidade de tempo gasto a ver TV foi avaliada através de um questionário e os participantes foram categorizados como telespetadores prolongados (ver TV pelo menos quatro horas por dia) ou telespetadores raros (assistir a menos de 2,5 horas por dia).

Durante o período de análise, que variou entre 5,1 e 19,8 anos, 964 pessoas desenvolveram TEV e confirmou-se que os espetadores prolongados tinham 1,35 vezes mais probabilidade de desenvolver TEV em comparação com os espetadores que nunca ou raramente o faziam.

“As descobertas indicam que, independentemente da atividade física, índice de massa corporal, idade e sexo das pessoas, ver muitas horas de televisão é uma atividade arriscada no que diz respeito ao desenvolvimento de coágulos sanguíneos.”

Porquê? O investigador arrisca uma justificação. “A visualização prolongada de TV envolve a imobilização, que é um fator de risco para TEV. É por isso que as pessoas são encorajadas a movimentarem-se após uma cirurgia ou durante um voo de longa distância. Além disso, quando se fica sentado numa posição apertada por longos períodos, o sangue acumula-se nas extremidades em vez de circular e isso pode causar coágulos sanguíneos. Finalmente, os observadores compulsivos tendem a comer lanches não saudáveis, ​​que podem levar à obesidade e à pressão alta, o que aumenta a probabilidade de coágulos sanguíneos.”

“Os nossos resultados sugerem que devemos limitar o tempo que passamos em frente à televisão. Longos períodos de TV devem ser intercalados com movimento para manter a circulação. De um modo geral, se a pessoa se senta muito na sua vida diária – por exemplo, se o seu trabalho envolve ficar sentado durante horas à frente de um computador – deve certificar-se que se levantar e se movimentar de vez em quando.”

Posts relacionados