A fadiga do zoom existe e parece que afeta mais as mulheres jovens

fadiga do zoom

A chegada da pandemia e a imposição do distanciamento social deram origem ao advento das videoconferências e das reuniões virtuais que, pela sua conveniência, parecem ter vindo para ficar. E com elas uma fadiga que até já teve direito a estudo. Foi um grupo de investigadores do Blekinge Institute of Technology, na Suécia, que decidiu estudar o fenómeno a que se dá o nome de fadiga de videoconferência, ou “fadiga do zoom”, e concluiu que idade, género e personalidade desempenham um papel no quão cansada a pessoa fica. E parece que mulheres jovens e introvertidas são as que se cansam mais.

Markus Fiedler, investigador daquela instituto, publicou com os colegas um estudo sobre os fatores por detrás da fadiga de videoconferência, fenómeno também conhecido como “fadiga do zoom”, que é algo, dizem, que muitos sentiram durante a pandemia, mas para o qual há relativamente poucas evidências.

“Encontramos evidências diretas de que idade, género e personalidade afetam esta fadiga. Por exemplo, mulheres jovens introvertidas são mais afetadas do que as outras. Mas a fadiga do Zoom depende de muitos fatores, desde circunstâncias pessoais através da organização e tecnologia da reunião, até ao ambiente em que a videoconferência ocorre”, refere Markus Fiedler, que descobriu vários fatores que parecem contribuir para esta nova forma de cansaço.

“Assumimos que tanto a duração como o número de reuniões por dia desempenham um papel, bem como se a pessoa faz pausas ou não entre as reuniões. Afeta se há atrasos e distúrbios nas imagens e na fala ou se há esforço para acompanhar a conversa. Vimos também que o ambiente desempenha um papel. Alguém pode estar sentado em casa com vergonha de mostrar  o seu espaço desarrumado”, explica.

4 passos para reduzir a fadiga do Zoom

Apesar de tudo, os especialistas acreditam que existem algumas coisas simples que se podem fazer para reduzir a fadiga do Zoom:

• Não agendar reuniões umas após a outras;
• Usar tecnologia simples;
• Levantar a mão quando se quiser falar durante as reuniões;
• Desligar o microfone e a câmara quando não for necessário.

 

Subscreva as nossas notificações. Siga-nos também nas redes sociais!

Posts relacionados