Scroll Top

Gatos ajudam a melhorar a vida dos idosos

gatos e idosos

Pode um animal de estimação ajudar a melhorar a saúde mental dos idosos? Esta é a pergunta a que um novo estudo, realizado pela Universidade da Geórgia (UGA), nos EUA, está a tentar dar resposta. Para isso, está a colocar gatos junto de pessoas com 60 ou mais anos e a avaliar o impacto da sua companhia.

A investigação revela que os idosos com animais de estimação têm uma probabilidade 36% inferior de relatar solidão, sofrem menos stress, têm menos consultas médicas, reduzem a pressão arterial e o risco de doenças cardíacas e desenvolvem um sentimento de propósito.

“Muito do sofrimento dos idosos que vivem sozinhos é resultado de tédio e sentimentos de desamparo e solidão”, afirma Sherry Sanderson, professora associada da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade da Geórgia, que está a liderar o estudo.

“A companhia animal é um antídoto conhecido para a solidão.”

O Foster Cat Research Study é uma colaboração entre várias instituições, que arrancou em 2018, quando os investigadores começaram a recrutar voluntários.

Os dados serão recolhidos e analisados ao longo de mais 12 meses após a conclusão do estudo, com cada voluntário a participar no estudo durante quatro meses. Quanto aos gatos, são esterilizados/castrados, vacinados, desparasitados e microchipados. 

Benefícios para humanos e gatos

Don Scott, diretor de geriatria e cuidados paliativos da UGA espera uma transformação nos adultos. “Pela minha experiência do trabalho com adultos mais velhos e como amante de animais, a importância do relacionamento destes com os seus companheiros de quatro patas sempre foi extremamente importante”.

“Para muitos, sobretudo os idosos que moram sozinhos, é o principal relacionamento das suas vidas, a sua fonte de amor e carinho e o seu vínculo para permitir a sua própria expressão de amor e carinho. Os animais de estimação dos adultos mais velhos costumam ser a coisa mais importante das suas vidas.”

Já Sherry Sanderson não tem dúvidas que não são só os adultos a ganhar com esta experiência, mas também os gatos, que ganham uma nova casa.

Related Posts