Scroll Top

Importância do diagnóstico in vitro nos cuidados de saúde em debate

diagnóstico in vitro

Os testes de diagnósticos in vitro têm um papel essencial para os cuidados de saúde, permitindo o diagnóstico precoce da doença e um tratamento mais eficaz. Com a pandemia por SARS-CoV-2, os diagnósticos ganharam ainda mais relevância, já que auxiliaram a deteção precoce de cadeias de transmissão, contribuindo para reduzir a disseminação do SARS-COV-2. O tema vai estar em destaque, numa sessão que pode ser acompanhada aqui, organizada pela Roche Diagnósticos e pela NOVA-IMS.

O objetivo passa por analisar a importância dos diagnósticos nas decisões estratégicas em saúde para que a sua promoção e a prevenção da doença sejam uma verdadeira aposta para a qualidade de vida do cidadão e um contributo para a sustentabilidade do sistema de saúde.

Além de um painel de debate com diferentes perspetivas sobre o tema, a sessão contará também com a apresentação do estudo ‘Valor e impacto de Diagnósticos in vitro: uma revisão sistemática’, realizado pela NOVA-IMS.

Por um lado, o projeto aborda o papel dos diagnósticos para os doentes, profissionais de saúde e para o Serviço Nacional de Saúde, apontando que estes contribuem, num todo, para o aumento de produtividade no sistema de saúde, bem como para uma maior eficiência económica.

Por outro, o projeto engloba as conclusões de uma análise das perceções dos principais stakeholders face ao desafio de melhoria dos sistemas de apoio à decisão em saúde, bem como uma proposta de plano de ação face à introdução de inovação no sistema.

Com este projeto e debate, pretende-se contribuir para uma melhor compreensão dos fatores críticos da perceção do valor do diagnóstico in vitro, da aplicabilidade do mesmo e das dimensões dos seus contributos para o doente, área clínica, sistema de saúde e sociedade em geral.

Posts relacionados