Mensalmente cerca de 551.919 internautas portugueses visitam páginas do setor da Saúde e, em média, cada visita aos sites de saúde tem uma duração superior a um minuto, mostram as conclusões do estudo Comportamento da População Portuguesa na Internet, desenvolvido pela PSE.
A CUF é a marca mais atrativa, ou seja, é a marca do setor da Saúde mais visitada pelos internautas portugueses, destacando-se ainda por ser a marca mais visitada pelos internautas que navegam em páginas de Internet das marcas concorrentes. Seguem-se as marcas Lusíadas e Hospital da Luz.
Em média cada internauta português realiza, diariamente, cerca de 74 visitas à Internet, despendendo cerca de 2 horas por dia em navegação.
Quem visita o quê na Internet
Neste estudo a PSE identificou 15 diferentes perfis de internautas. “The Browser”, que se caracterizam pela sua navegação genérica e indiferenciada, é o perfil com maior presença na Internet em Portugal, representando 25% dos internautas portugueses.
Seguem-se os “Struggling Generation”, internautas jovens de classe média-baixa e com profissões menos qualificadas e o “Bon Vivant”, internautas que utilizam a Internet numa ótica de diversão e lazer.
Por outro lado, importa referir o perfil Power User, que embora represente apenas 5% dos internautas portugueses é responsável por 22% do total de visitas realizadas mensalmente na Internet, são por isso considerados os internautas que estão sempre online.
Nem só de sites de saúde se faz o estudo
Segundo o estudo, os internautas portugueses são, na sua maioria, homens entre os 25 e os 36 anos, têm formação superior, trabalham em profissões associados à gestão ou trabalho administrativo, pertencem à classe social C2 ou D e vivem em zonas urbanas.
Media é o setor de atividade que os portugueses visitam mais na Internet (média de 117 visitas mensais por internauta), seguindo-se os Classificados (80 visitas por mês), Retalho (44), Banca (26) e Turismo (23).
No que concerne ao tempo de navegação verifica-se que é nos Classificados que, em média, os internautas passam mais tempo (98 segundos por visita), seguindo-se o Retalho (93 segundos), Automóvel (91 segundos), Turismo (88 segundos) e Telecomunicações (82 segundos).
Cerca de 26% dos internautas portugueses demonstram preferência por pesquisas comparativas sobre análise de produtos e/ou serviços e respetivos preços, seguem-se as pesquisas sobre temas relacionados com viagens, turismo e outras atividades de lazer (25%) e pesquisas sobre IT, incluindo reviews e comparações de produtos (22%).