A Associação Nacional de Doentes com Artrite Reumatóide (A.N.D.A.R.) realiza o curso de educação em saúde, com o objetivo de promover conhecimentos sobre a importância da nutrição e os aspetos emocionais em pessoas com doenças reumáticas. 

Será no dia 26 de junho, das 14h30 às 18h00 e, segundo Arsisete Saraiva, presidente da direção da A.N.D.A.R., “com este curso, tanto na primeira parte, como agora na segunda, pretendemos aumentar a literacia em saúde. Queremos também criar uma melhor relação entre o médico e o doente, melhorar a adesão ao tratamento, obtendo assim uma melhor qualidade de vida e autonomia, tornando as pessoas mais confiantes em relação à sua saúde”.

Esta formação será online e começa às 14h30, com a intervenção de Arsisete Saraiva e do presidente da Mesa da Assembleia Geral da associação, António Vilar.

A nutricionista Rosane Ribeiro dará uma aula sobre a intervenção nutricional nas doenças reumáticas, pelas 15h00 e, de seguida, em conjunto com a psicóloga Geralda Sá, será feita uma dinâmica sobre como comer com atenção plena.

Hábitos alimentares e fatores emocionais serão temas abordados pela psicóloga e, depois, a nutricionista fará uma intervenção sobre as doenças reumáticas e alimentação anti-inflamatórias.

A formação termina com um momento de avaliação oral, por cada um dos participantes, sobre o que aprenderam, e como poderão aplicar os conhecimentos na vida diária.

Para participar no curso é necessária inscrição, através do envio de um email para andar@andar-reuma.pt. O evento é dirigido aos associados da A.N.D.A.R., mas qualquer pessoa com interesse pode participar, sendo necessária a inscrição.