Novos equipamentos doados ao IPO Lisboa vão facilitar realização de cirurgias

IPO Lisboa

O IPO Lisboa vai receber material médico no valor de 65 mil euros no âmbito de uma iniciativa promovida pelos Rotary Club de Lille e Rotary Club de Lisboa Internacional. Os equipamentos de tecnologia avançada de laparoscopia destinam-se ao bloco operatório do instituto.

O Rotary Club de Lille e o Rotary Club de Lisboa Internacional vão apoiar o Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa) através da doação de material especializado de tecnologia avançada em laparoscopia, cujo valor ultrapassa os 65 mil euros, avança o IPO. O objetivo é reforçar os meios do instituto e contribuir para a qualidade de vida e bem-estar das pessoas com doença oncológica.

“O reforço do número de instrumentos para laparoscopia nas especialidades de ginecologia e urologia vai permitir uma maior facilidade na realização de intervenções, uma vez que a sua utilização não ficará tão dependente da capacidade de esterilização dos atualmente existentes”, explica o cirurgião Luís D’Orey Manoel, diretor do bloco operatório.

O especialista acrescenta que a existência de vários conjuntos de instrumentos “permite a realização de várias intervenções sequenciais”.

O bloco do IPO Lisboa funciona ininterruptamente durante 12 horas diárias, de segunda a sexta-feira, e realiza cirurgia adicional aos sábados. Após obras de ampliação e requalificação, concluídas em outubro de 2021, ficou com nove salas, sete para cirurgia convencional e duas para cirurgia de ambulatório. Uma das salas está preparada para fazer cirurgias de urgência a qualquer hora. Em 2021 foram realizadas cerca de sete mil cirurgias no instituto.

Posts relacionados