Scroll Top

Tamanho das porções ajuda as pessoas a comer mais vegetais

tamanho das porções de vegetais

Quem não come as suas frutas e legumes já sabe quais as consequências que esse gesto pode ter para a saúde, a começar pela obesidade. Ainda assim, muitos são os que, apesar de terem acesso facilitado a esses alimentos saudáveis, resistem a introduzi-los no seu regime alimentar. Agora, investigadores da Universidade da Geórgia examinaram a forma como os vegetais são apresentados e servidos e qual o impacto que pode ter no seu consumo.

Já tinha sido confirmado que as pessoas consomem menos de um determinado alimento se este for embalado separadamente numa porção menor. Por exemplo, servir chocolates embalados de forma separada normalmente reduz o consumo, tornando o consumidor mais consciente da quantidade.

“No caso dos chocolates, as pessoas precisam de inibir o desejo de comer mais. Cada ponto de decisão oferece um lembrete de que devem parar e, portanto, aumentar os pontos de decisão realmente diminui o consumo”, explica Michelle vanDellen, professora associada do departamento de psicologia da Franklin College of Arts and Sciences e principal autora do artigo.

No entanto, no caso a oferta de alimentos considerados menos atraentes, como vegetais e produtos com baixo teor de gordura e de açúcar, pode ter o efeito oposto e aumentar o consumo.

“Separar os alimentos numa unidade pode reduzir os pontos de decisão. Como as pessoas também têm um desejo intrínseco de conclusão, é mais provável que concluam uma unidade ou porção, mesmo que esta seja composta por opções menos agradáveis”, acrescenta vanDellen.

Porções aumentam consumo de vegetais

A equipa de investigadores realizou experiências nas quais apresentavam aleatoriamente pedaços de couve-flor todos no mesmo prato ou em pequenas porções, medindo o seu consumo.

Resultado: a forma de apresentação afeta o consumo. De facto, no formato que apresentava a couve-flor em pequenas porções, os participantes eram menos propensos a comer uma porção inteira (quatro ou seis peças, dependendo do estudo).

“Embora as descobertas anteriores tenham revelado que as porções podem ajudar a reduzir o consumo de alimentos altamente tentadores e não saudáveis, o nosso trabalho fornece evidência de outro benefício do uso de porções”, afirma Julio Sevilla, outro dos autores do estudo.

“Curiosamente, as porções podem ajudar a aumentar o consumo de itens saudáveis, como vegetais, pois incentivam os consumidores a finalizarem o que começaram.”

Posts relacionados