O tempo frio do inverno pode causar estragos no nosso corpo. Devido à queda de temperatura e à falta de humidade, a nossa pele pode ter dificuldade em reter a humidade, gerando comichão, pele seca e lábios com cieiro. Uma dermatologista da Academia Americana de Dermatologia partilha dicas essenciais para ajudar a manter a pele hidratada e saudável durante os meses mais frios.
“Manter as nossas mãos, pés e rosto protegidos do tempo frio é essencial para prevenir a pele seca, bem como para impedir o seu agravamento”, refere Elizabeth Kiracofe, especialista em dermatologia. “Não podemos hibernar dentro de nós durante todo o inverno, pelo que, quando estiver por aí, certifique-se de que a menor quantidade possível de pele é exposta aos elementos e proteja os seus lábios usando bálsamo labial.”
O tempo muda durante todo o ano. É, por isso, importante certificar-se de que a sua rotina de cuidados se adapta à estação do ano. O que funciona bem no verão pode não funcionar tão bem quando a humidade cai. E, além de pele seca e comichão, o ar seco e frio pode tornar as linhas finas e as rugas mais visíveis.
“Não é preciso mudar todos os produtos que se usam, mas deve-se mudar para cremes mais pesados quando está frio”, refere Kiracofe. “Recomendo que os meus doentes reduzam os produtos que têm alfa-hidroxiácidos ou ácido beta-hidroxiácidos, o que pode reduzir os sinais de envelhecimento ao suavizar as linhas finas e rugas. Nos meses de inverno, estes produtos podem ser irritantes para a pele, mesmo quando combinados com cremes hidratantes.”
Mais frio e menos humidade = pele mais seca
Quando o tempo fica mais frio, a humidade cai fora e dentro das nossas casas. Acender a lareira ou aquecedores cria calor seco e retira a humidade do ar, fazendo com que a pele fique seca e irritada. Kiracofe recomenda que as pessoas usem camadas de roupa ou se cubram com cobertores mais quentes quando estão dentro de casa, em vez de aumentarem o calor no aquecimento ou usarem uma lareira. A adição de humidade ao ar também pode evitar que a pele fique áspera e rachada.
“O sono adequado é um componente essencial para manter uma pele saudável e o tempo ininterrupto durante a noite é a oportunidade perfeita para esta recuperar”, afirma Kiracofe. “É por isso que, no inverno, recomendo aos doentes que considerem a adição de um humidificador filtrado, de névoa fria, nos seus quartos”, que pode não só ajudar a tratar a secura, como ser uma ferramenta eficaz para a prevenção. Não é necessário esperar até ficar irritada ou com a pele rachada para melhorar o seu ambiente”.
Se a sua pele se tornar muito seca, a roupa e o detergente usado para a lavar podem ser os responsáveis. Considere usar tecidos de fibras macias que não causem irritação, tais como algodão ou seda, e usar um detergente para a roupa rotulado como “sem fragrância”.
Há muitas formas de aliviar a pele seca, mas mantê-la hidratada é essencial. Kiracofe e a Academia Americana de Dermatologia recomendam as seguintes dicas:
- Aplicar o hidratante imediatamente após a lavagem, que retém a humidade existente na pele;
- Usar uma pomada ou creme porque são mais eficazes e menos irritantes do que as loções;
- Utilizar água morna em vez de água quente durante os banhos e duches para evitar que a secura se agrave;
- Utilizar apenas produtos para cuidado da pele suaves e sem fragrâncias. Alguns produtos, como antibacterianos, desodorizantes ou sabonetes perfumados, são demasiado agressivos para pele seca e sensível;
- Se os tratamentos em casa não funcionarem, consultar um dermatologista.
“Muitas vezes, é necessária uma receita médica para ajudar a tratar a inflamação ou a secura que ficou fora de controlo”, diz a especialista. “É por isso que digo sempre aos doentes que não é preciso ter dores ou comichão antes de virem ver-me. Se notar que a sua pele está a mudar, e não pode melhorar o seu estado por si próprio, marque uma consulta. Não espere que os seus nós dos dedos estejam a sangrar ou que os seus lábios estejam rachados.”