Scroll Top

Prepare o seu frigorífico para as festas

frigorífico

A comida faz parte do Natal. O que significa um frigorífico bem abastecido, o que torna mais difícil ver o que lé está e quando os alimentos estão fora do prazo, tornando mais fácil deixar os alimentos por muito tempo antes de serem consumidos. É, por isso, importante manter a temperatura do frigorífico baixa (máximo de 4° C), para evitar que os alimentos se estraguem ou sejam perigosos.

Regra geral, ao reduzir a temperatura do seu frigorífico de 8° C para 4° C, pode guardar os alimentos o dobro do tempo antes de se tornarem inseguros ou estragarem.

No projeto SafeConsume, da União Europeia, investigadores da Noruega, Portugal, França, Inglaterra e Roménia verificaram as temperaturas dos frigoríficos em 75 cozinhas europeias e confirmaram que estas eram, em média, de 5,5° C e que num em cada três frigoríficos a temperatura era superior a 6° C.

Perturbadoramente, as temperaturas mais altas do frigorífico foram encontradas em residências com idosos. Nesse grupo, a maior temperatura medida foi acima de 12° C, e a temperatura média foi de quase 7° C, o que os especialistas consideram ser grave, uma vez que este grupo está entre os mais vulneráveis ​​em termos de infeção de origem alimentar e, particularmente, listeriose, refere Solveig Langsrud, uma das autoras da pesquisa e a líder do projeto SafeConsume.

Listeria, um perigo no frigorífico

A Listeria monocytogenes pode causar a doença listeriose, que apresenta alta taxa de mortalidade. Embora as bactérias como Salmonella ou E.coli não cresçam em condições normais de refrigeração, a Listeria pode, e se a temperatura do frigorífico exceder 4° C, essas bactérias crescem ainda mais rápido do que o normal, sem que se note nenhuma diferença no sabor ou cheiro.

Idosos, mulheres grávidas e pessoas imunocomprometidas são particularmente vulneráveis ​​à listeriose.

Preste, por isso, atenção extra aos alimentos prontos com data de validade, como queijos de pasta mole, frios e peixes fumados, diz uma das cientistas por detrás do estudo, Daniela Borda, da Faculdade de Ciências Alimentares e Engenharia de Galati, Roménia.

No entanto, para alimentos caseiros, não há prazo de validade e pode ser difícil decidir por quanto tempo estes podem ser armazenados.

As sobras de jantares cozidos ou fritos devem ser resfriadas rapidamente e devem ser reaquecidas completamente antes de comer.

Essas sobras podem ser armazenadas com segurança por cinco a seis dias no firgorífico, se a temperatura máxima for 4° C. Mas se a temperatura subir até oito graus, a comida só é segura por alguns dias e pode rapidamente acabar por ser deitada fora.

Por isso, manter os alimentos frios, abaixo de 4° C e não por muito tempo, é a coisa mais segura a fazer.

Conselhos para manter os alimentos seguros

Os cientistas do SafeConsume investigaram também se as pessoas conseguiam determinar a temperatura do frigorífico ao tocar nos alimentos. A resposta é clara: infelizmente, não.

Ao todo, 320 consumidores foram convidados a tocar em diferentes itens refrigerados (por exemplo, lata de cerveja, garrafa de vidro) e adivinhar a temperatura.

Para itens armazenados a 4° C, as pessoas geralmente calculam temperaturas de dois a três graus. Mais preocupante, é o caso dos produtos armazenados a 8° C. Aqui, as pessoas geralmente presumiam que estes se encontravam a três a cinco graus Celsius.

Embora os frigoríficos costumem ter um indicador de temperatura, isso pode ser impreciso e não mostra a temperatura dos alimentos. Depois, a temperatura pode ser diferente entre as diferentes prateleiras. Por exemplo, a temperatura nos compartimentos da porta é mais alta, por isso evite guardar alimentos perecíveis na porta, diz Daniela Borda

Para manter a sua comida segura:

  • Siga os rótulos e não coma alimentos após a data de validade; cozinhe-os de acordo com as instruções e certifique-se de que a temperatura do frigorífico está, no máximo, a 4° C.
  • Para alimentos sem data de validade (como comida caseira, frutas cortadas, vegetais e sobras), não coma alimentos após cinco dias de armazenamento; congele alimentos que não espera comer em cinco dias e coloque-os no frigorífico dentro de duas horas, a temperatura ambiente normal, à volta de 22° C.

Posts relacionados