Nutricionista revela as 4 coisas que podem irritar o intestino

intestino

É importante para quem está em fase de emagrecimento perceber qual o papel do funcionamento do seu intestino neste processo, afirma a nutricionista Monik Cabral, especializada em nutrição funcional, que enumera as principais coisas que podem irritar o seu intestino.

  1. Atenção à forma de mastigar

É um conselho frequente de pais e avós e não é por acaso que estes insistem, desde cedo, que devemos mastigar muito bem os alimentos. É que, reforça a nutricionista, a sua consistência deve ser pastosa para que as substâncias envolvidas no processo de digestão possam atuar de forma eficaz. Assim, quando chegar ao estômago, o alimento estará nas condições ideais para ser tratado pelo suco gástrico e pelas enzimas estomacais.

  1. Como é o seu sono?

A especialista refere ainda que “quem não dorme o mínimo recomendado – de sete a oito horas por noite -, pode ter um mau funcionamento do intestino”.

  1. Excesso de consumo de gorduras

O excesso do consumo de gorduras pode ser muito prejudicial para o funcionamento do intestino, sendo essencial, para o evitar, a adoção de uma dieta equilibrada.

  1. Uso excessivo de medicamentos

“O uso de medicamentos, como os laxantes, em grandes quantidades, podem causar prejuízos para a saúde”, afirma, acrescentando que a pessoa passa a ter que tomar doses cada vez maiores, o que pode levar a problemas cardíacos ou renais devido à eliminação de eletrólitos importantes, como o cálcio, além de vitaminas e nutrientes. Essa dependência ocorre porque o laxante irrita a mucosa intestinal.

Além disto Monik Cabral fala ainda nas alergias alimentares, na baixa produção de ácido gástrico e no excesso de hidratos de carbono refinados como potenciais fontes de irritação para o intestino.

“É fundamental cuidar bem do intestino durante o processo de emagrecimento e para uma qualidade de vida melhor”, conclui.

Posts relacionados