Esta época de festas, repleta de almoços com amigos, jantares de Natal e refeições extravagantes, é também rica em guloseimas tentadoras que podem dificultar o alcance dos seus objetivos de saúde. Mas os especialistas em nutrição do UT Southwestern Medical Center, nos EUA, dizem aquilo que queríamos mesmo ouvir: que manter uma dieta bem equilibrada não significa que tenha de sacrificar o sabor ou a diversão.
Jaclyn Albin, professora associada de Pediatria e Diretora do programa de Medicina Culinária daquela instituição, e a nutricionista Milette Siler, oferecem algumas dicas para desfrutar da comida das festas enquanto se mantém consciente da sua saúde.
Finalmente, saiba que a nutrição é apenas parte da equação quando se trata das festas. Conseguir um sono consistente e adequado, praticar movimentos diários (mesmo períodos curtos de 5 a 10 minutos são úteis) e aprender formas eficazes de lidar com o stress (como chá de ervas, aromaterapia, um banho quente ou uma massagem) são ferramentas que o conseguirão ajudar.
Uma época festiva saudável irá prepará-lo para o bem-estar durante todo o ano, e não existe um manual de instruções que sirva para todos. A abordagem mais importante é aquela que pode seguir, mas a consistência é sempre importante.