Com o ano novo quase aí, está na hora das costumeiras resoluções, como fazer mais exercício ou reforçar a atenção ao que coloca no prato, aquelas que, pouco tempo depois, já caíram no esquecimento. Qual é então a melhor forma de manter estes hábitos saudáveis?
“Fazendo pequenas mudanças controláveis ao longo do tempo, em vez de fazer muitas grandes mudanças ao mesmo tempo”, responde Monica Garvey, nutricionista clínica do Beth Israel Deaconess Medical Center, nos EUA.
“Trata-se de permitir que as pessoas encontrem estratégias simples para comer bem de uma maneira que funcione com seu estilo de vida.”
Para isso, a especialista sugere começar pelo planeamento. Comer de forma sensata geralmente começa com este passo. É que, ao planear refeições e lanches com antecedência, as pessoas podem evitar as más escolhas que acompanham a fome.
O melhor é tentar, no fim de semana, pensar nas refeições para a semana seguinte, incluindo a família para que todos possam praticar a tomada de decisões saudáveis.
O controlo de porções é outra forma de melhorar os hábitos alimentares. Por exemplo, tentar usar pratos mais pequenos nas refeições, que simplesmente não podem acomodar tanta comida. Se planear comer um lanche, coloque-o numa tigela pequena, em vez de comer do saco. Dessa forma, pode visualizar exatamente quanto vai consumir.
Pode também guardar as sobras para lanches, que controla a quantidade de comida ingerida e, ao mesmo tempo, permite economizar durante as manhãs movimentadas e incentiva a disponibilidade de opções saudáveis já prontas.
Resoluções de ano novo para sempre
A especialista aconselha ainda a comer devagar e a reservar um tempo para considerar a resposta do seu corpo a diferentes sabores, texturas e cheiros durante a refeição.
Porque a vida está cheia de festas de anos, feriados e outras celebrações que geralmente são preenchidas com opções de refeições e lanches menos saudáveis, levar uma opção saudável para partilhar, com foco nas frutas e legumes, pode ajudar a alcançar os objetivos nutricionais enquanto desfruta das festividades.
Aqui, o importante é que o foco se centre nas pequenas mudanças. Fazer muitas mudanças drásticas ou ao mesmo tempo geralmente leva à frustração e ao fracasso. “Tente trocar um donut por torrada com trigo integral ou coma uma maçã em vez de um biscoito. A lista pode continuar indefinidamente, mas o foco numa alteração de cada vez ajudará a tornar a alimentação melhor, mais fácil de gerir e menos frustrante.”