Chama-se Cuidar e tem como objetivo a criação de conteúdos ricos em informação clara e fidedigna para o doente oncológico e para aqueles que o acompanham. Esta nova revista trimestral, totalmente dirigida a este público, conta ainda com uma componente solidária, já que uma parte do valor da vendas reverte para o Centro de Apoio ao Doente Oncológico, da Associação Heróis e Espadachins.
Para Catarina Malheiro, diretora e editora da revista, “o maior propósito deste projeto é apoiar e ‘aliviar’, na medida do possível, a dor e a angústia dos doentes oncológicos, esclarecendo-os e aumentando a seu conhecimento, numa área onde a informação tem de ser rigorosa e positiva, mas sem esquecer os momentos de tristeza”.
Já com duas edições publicadas, a mais recente das quais no passado mês de setembro, a Cuidar estará em todas as salas de espera dos hospitais portugueses e nas bancas nacionais.
Nas suas páginas, os leitores encontrarão não só artigos sobre os diversos tipos de doença oncológica, escritos numa linguagem simples, mas também artigos sobre outros temas relacionados.
“A revista conta com a colaboração de vários especialistas, entre oncologistas, psicólogos, enfermeiros oncológicos e assistentes sociais. Além disso, e porque é importante que se perceba que existe uma vida para além da doença, temos também seções dedicadas a artigos sobre bem-estar e hábitos de vida saudável.”
Desta forma, os leitores podem contar com sugestões de receitas elaboradas por nutricionistas, bem como sugestões de escapadinhas/retiros.
“O cancro é muito mais do que uma palavra, como também é muito mais do que uma doença. Centenas de palavras o definem, da mesma forma que muitas são as tipologias que o caracterizam, mas a nossa ambição com este projeto é transmitir informação rigorosa e positivismo porque acreditamos que o afeto é a base de tudo”, afirma a propósito Catarina Malheiro.