Em tempos de stress e agitação, é fácil recorrer a mais doses de cafeína para aumentar a energia, produtividade e combater a fadiga. Um impulso extra que pode estar a fazer mais mal do que bem.
Kristen Chang, diretora assistente do programa de Mestrado em Nutrição e Dietética do Departamento de Nutrição Humana, Alimentação e Exercício da Virginia Tech, afirma que a cafeína pode ser benéfica em quantidades moderadas. No entanto, também aumenta os níveis das hormonas do stress – cortisol e adrenalina – no organismo.
“Em excesso, pode deixar a pessoa nervosa, ansiosa, sobre-estimulada e stressada”, explica. “O excesso de cafeína pode causar dores de cabeça, desidratação, problemas gastrointestinais e perturbação dos padrões normais de sono.”
Cada resposta individual à cafeína depende da ingestão normal da pessoa. E a tolerância individual varia, assim como os níveis de cafeína nas diferentes bebidas.
“Os consumidores devem estar cientes de que o teor de cafeína nas diferentes bebidas comerciais varia muito. A cafeína é melhor obtida a partir de fontes mais naturais, como o café, o chá ou o chocolate”, refere.
As bebidas energéticas e os suplementos são amplamente comercializados para quem procura mais energia, mas Chang alerta que podem ter efeitos negativos para a saúde.
“A quantidade real de cafeína nestes produtos é frequentemente concentrada e pode ser superior à listada no rótulo, levando a efeitos secundários não intencionais. Como a cafeína é um estimulante do sistema nervoso central, também afeta o coração, com níveis elevados de ingestão a favorecer a palpitação cardíaca e o aumento da pressão arterial.”
Em vez de aumentar a ingestão de cafeína, Chang recomenda estas formas naturais de aumentar a energia:
- Consumir refeições regulares e equilibradas
- Beber muita água
- Praticar exercício
- Praticar uma higiene saudável do sono
“O exercício é especialmente útil porque resulta numa maior produção de dopamina, que serve para melhorar o nosso humor, aliviar o stress e melhorar a concentração.” E isso traduz-se num aumento dos níveis de energia.