A natureza agitada da época festiva pode distrair as pessoas de prestarem atenção ao que se passa à sua volta, sobretudo nas suas casas e quando visitam outras pessoas. “Quer esteja a viajar ou a receber este ano, podem ocorrer acidentes envolvendo potenciais perigos, especialmente quando muitos se escondem à vista de todos”, refere Bruce Ruck, diretor do Centro de Controlo de Venenos de Nova Jersey, da Rutgers New Jersey Medical School, que deixa dicas de segurança.
Os potenciais venenos podem ser encontrados em todas as casas, desde as decorações festivas a brinquedos e alimentos para crianças, até produtos recreativos para adultos, incluindo álcool.
“Os perigos de alguns produtos, como os de limpeza e medicamentos, são bem conhecidos”, refere Ruck. “No entanto, outros perigos, como o monóxido de carbono, as pilhas tipo botão e os pequenos ímanes escondem-se inconscientemente nas casas. Bastam alguns segundos para que os artigos comuns do dia a dia passem de seguros a perigosos.”
Para evitar problemas de segurança, há que seguir alguns conselhos:
– Dê aos hóspedes um espaço em segurança para guardarem artigos potencialmente perigosos, incluindo medicamentos, vaporizadores, produtos de nicotina e desinfetantes para as mãos. Os hóspedes podem trancar estes artigos na bagagem ou numa gaveta ou armário com chave.
– Não queime papel de embrulho, papel de alumínio, grinaldas ou enfeites. A inalação dos vapores pode ser prejudicial.
– Mantenha os utensílios domésticos com pilhas tipo botão de lítio (ou pilhas tipo moeda) e pequenos ímanes fora da vista e do alcance das crianças e dos animais de estimação. As baterias e os ímanes apresentam risco de asfixia e podem causar danos graves e irreversíveis nos órgãos internos.
– A intoxicação por álcool pode causar doenças graves e efeitos duradouros na saúde. Saiba quanto álcool está a beber. Deite fora as bebidas alcoólicas inacabadas, especialmente os cocktails festivos e os ponches, para evitar que as crianças e os animais de estimação bebam álcool acidentalmente.
– Utilize medidas simples de segurança alimentar para prevenir as intoxicações, que podem causar doenças graves. Cozinhar os alimentos à temperatura certa mata os germes e evita que as pessoas fiquem doentes. Utilize um termómetro alimentar para verificar se os alimentos estão cozinhados a uma temperatura interna segura.