
As praias e piscinas oferecem um refúgio bem-vindo face ao calor do verão. No entanto, a água, embora refrescante e divertida, também pode ser perigosa se não forem tomadas as devidas precauções de segurança. O Centro do Hackensack Meridian Jersey Shore University Medical Center deixam conselhos para que as famílias possam garantir uma experiência segura e agradável na água.
Segurança na Praia:
O oceano é um ambiente dinâmico com condições em constante mudança. As correntes podem ser um grande perigo. Aprenda a identificá-las: costumam aparecer como zonas mais escuras e calmas entre as ondas que se quebram, ou como zonas com água agitada e descolorada que se deslocam em direção ao mar. Se for apanhado por uma corrente, não entre em pânico. Nade paralelamente à costa até sair da corrente e, em seguida, nade de volta para a praia em ângulo. Nunca nade diretamente contra uma corrente.
“Nade sempre em praias com a presença de nadadores-salvadores. Obedeça às instruções e preste atenção aos avisos sobre as condições da água. Nunca nade sozinho, mesmo que seja um bom nadador”, afirma Eric Costanzo, especialista em medicina de urgência.
“As crianças mais pequenas devem ser sempre supervisionadas por um adulto, de preferência ao alcance do braço, sobretudo perto da beira da água. As ondas podem derrubar até os nadadores experientes.”
Cuidados com o sol
A proteção solar é essencial na praia. Aplique um protetor solar de largo espectro, resistente à água, com FPS 30 ou superior, e reaplique de duas em duas horas, especialmente após nadar ou transpirar.
Use um chapéu de abas largas e óculos de sol para proteger o rosto e os olhos. Mantenha-se hidratado bebendo muita água ao longo do dia e evite as bebidas alcoólicas, pois podem prejudicar o discernimento e aumentar a desidratação. Além disso, lembre-se que a desidratação e a exposição prolongada ao sol podem provocar doenças graves relacionadas com o calor, pelo que deve estar atento a tonturas, dor de cabeça, náuseas, confusão e pulso acelerado.
Lembre-se de beber muita água, especialmente se estiver a fazer exercício ou a praticar desporto. Faça pausas à sombra.
“Não mergulhe de cabeça na água nem corra e salte para águas desconhecidas. Além disso, não mergulhe em direção ao fundo das ondas ou de um cais. Se cair na rebentação, tente aterrar o mais plano ou paralelo possível ao chão, com os braços a proteger a cabeça. Se encontrar alguém incapacitado na praia, não tente movê-lo, ligue para o 112”, explica Costanzo.
Cuidado com a vida marinha: as picadas de medusas e peixe-aranha, embora geralmente não sejam graves, podem ser dolorosas. Procure assistência médica se os sintomas forem graves. Evite tocar ou alimentar qualquer animal marinho que encontre.
Segurança na Piscina:
Embora as piscinas possam parecer menos perigosas do que o oceano, ainda assim apresentam riscos. Nunca deixe as crianças sozinhas perto de uma piscina, nem que seja por um instante. Instale uma vedação à volta da sua piscina com um portão com fecho automático para impedir o acesso sem supervisão e considere inscrever crianças em aulas de natação. No entanto, lembre-se que mesmo as crianças que sabem nadar precisam de supervisão constante.
Certifique-se de que todos os ralos e saídas de aspiração estão cobertos com grades adequadas para evitar o aprisionamento. Cabelo, roupa e joias podem ficar presos nestas saídas, causando ferimentos graves ou afogamento. Mantenha os brinquedos e outros objetos afastados da zona da piscina para evitar riscos de tropeçar.
Não permita que as crianças corram perto da piscina, mergulhem em zonas pouco profundas ou façam brincadeiras. Mantenha um telefone por perto para ligar para o 112 em caso de emergência. Aprenda as manobras de suporte básico de vida e primeiros socorros, competências que podem salvar vidas numa emergência aquática.
“Seja na praia ou na piscina, o álcool e a água não combinam. O álcool prejudica o discernimento, a coordenação e o tempo de reação, aumentando o risco de acidentes. Nunca nade sob o efeito de álcool ou drogas”, alerta Costanzo.
Por fim, informe-se e informe a sua família sobre a segurança na água. Conhecer os riscos e tomar as devidas precauções pode ajudar a prevenir tragédias e a garantir um verão seguro e agradável perto da água. Seguindo estas orientações, pode reduzir significativamente o risco, permitindo-lhe concentrar-se em criar memórias felizes.