São muitos os que acreditam que uma alteração à sua visão não lhes vai passar despercebida. O que faria todo o sentido, não fosse o facto de algumas das principais causas de cegueira, como o glaucoma ou a retinopatia diabética, começarem por norma sem quaisquer sintomas. É por isso que a Academia Americana de Oftalmologia recomenda que todos os adultos saudáveis ​​façam uma avaliação da sua saúde ocular aos 40 anos, mesmo que esta lhes pareça bem. É que os primeiros sinais de doença e alterações na visão podem começar a partir dessa idade.

“Mesmo que ache que tem uma visão 20/20, marque uma consulta para examinar os seus olhos. Isso pode salvar a sua visão”, refere Dianna Seldomridge, porta-voz clínica da Academia Americana de Oftalmologia.

Precisa de mais motivação para fazer um exame aos seus olhos? Deixamos aqui quatro boas razões para consultar um oftalmologista.

1. O seu cérebro adapta-se à perda de visão, fazendo com que algumas doenças oculares passem despercebidas até que seja tarde demais. Uma vez perdida a visão, ela não pode ser restaurada. Os oftalmologistas podem detetar doenças oculares antes que a visão esteja comprometida e conseguem protegê-la.

2. Consultar um oftalmologista pode melhorar não apenas a saúde ocular, mas também a saúde geral. Como os vasos sanguíneos e nervos dos olhos refletem o resto do corpo, os oftalmologistas são por vezes os primeiros a diagnosticar doenças como diabetes, esclerose múltipla ou deficiência de vitaminas.

3. A saúde ocular depende de diversos fatores, incluindo uma história familiar, etnia, idade e saúde geral. Um oftalmologista pode ajudar a avaliar os seus fatores de risco pessoais e recomendar as melhores etapas para a prevenção de doenças.

4. As doenças oculares são também um problema crescente para o sistema de saúde da maioria dos países. À medida que a população envelhece, o número de pessoas afetadas pela perda de visão deverá duplicar até 2050, segundo as estimativas.