Scroll Top

Risco de irritação ocular mais frequente devido ao uso de máscaras

irritação ocular

Usa óculos? Então já se deve ter debatido com o embaciar das lentes quando usa máscara. Durante os últimos meses, a utilização de máscara, que passou a fazer parte do quotidiano da maioria dos indivíduos, por ser essencial para evitar a transmissão da Covid-19, tem estado na origem de alguns problemas de saúde, por exemplo, ao nível da saúde ocular. 

Ao longo deste último ano, com o uso regular da máscara, as queixas de irritação ocular tornaram-se cada vez mais habituais.

A maioria das pessoas descreve sistematicamente uma sensação de aumento do fluxo de ar que, através da máscara, segue em direção aos olhos durante a respiração – isto é especialmente notório em pessoas que usam óculos e que têm constantemente as lentes embaciadas.

Consequentemente, este aumento de fluxo de ar contribui para a evaporação contínua do filme lacrimal, secando a superfície ocular, o que se traduz num aumento da irritação e inflamação do olho.

Apesar de a irritação ocular associada ao uso da máscara ser muito frequente, esta torna-se mais intensa em pessoas com antecedentes de inflamação ocular e/ou de olho seco.

Os sintomas ou sinais mais frequentes, a que devemos estar alerta, são a presença de olho vermelho persistente, comichão, ardor, sensação de picada ou de corpo estranho e eventualmente lacrimejo.

Para Salgado Borges, médico especialista em oftalmologia, “é crucial não esfregar os olhos, para proteger a córnea e evitando dessa forma o risco de infeção. No caso de sentir vontade imperiosa de mexer nos olhos ou mesmo de ajustar os óculos, deverá usar um lenço de papel, em vez dos dedos e higienizar as mãos frequentemente”.

Cuidados a ter para evitar irritação ocular

Comum ao tratamento de todas as situações de irritação ocular, nomeadamente o olho seco, é a administração de lágrimas artificiais. Porém, há que ter o cuidado de utilizar lágrimas artificiais sem conservantes, uma vez que os conservantes podem ter efeitos tóxicos e ser indutores de alergias, o que, por si só, podem agravar a situação de irritação ou olho seco.

Por outro lado, os utilizadores de lentes de contacto devem ter cuidados acrescidos e, sempre que possível, utilizar óculos, uma vez que que mexem mais frequentemente nos olhos, aumentando a probabilidade de contágio.

A utilização de máscara em espaços públicos é não só obrigatória como essencial, pelo que o seu uso não poderá ser negligenciado em situação alguma.

Há, no entanto, diversas ações que poderão ajudar no controlo da irritação ocular. Segundo Salgado Borges, “sempre que possível, deve-se pestanejar e aplicar um colírio lubrificante (mais conhecido por lágrimas artificiais). Por seu turno, e ainda que não oferecendo uma segurança de 100%, os óculos de correção ou de sol protegem os olhos de gotículas respiratórias infetadas. Relativamente às máscaras, poderá ser benéfico utilizar aquelas que associam as características de uma proteção certificada a uma melhor ergonomia (ou seja, que se adaptem à fisionomia facial), nomeadamente, as que possuem uma prega metálica e moldável para melhor se adaptarem ao dorso do nariz e, desta forma, diminuir o fluxo de ar nessa zona”.

Posts relacionados