Perante o cenário de evolução do COVID-19, com o previsto aumento do número de casos, a Liga Portuguesa Contra a Sida (LPCS) disponibiliza e reforça o serviço de aconselhamento telefónico, uma linha de apoio gratuita e acessível, para todo o território nacional, num horário entre as 10h30 e 21h30, a pessoas com VIH e outras doenças infecciosas que possam ter questões relacionadas com o COVID-19.
Maria Eugénia Saraiva, Presidente da Liga Portuguesa Contra a Sida, explica que, a decisão de “apoiar todas as pessoas que vivem com a infecção por VIH e outras doenças infecciosas é natura numa altura de elevada instabilidade para estes grupos de pessoas mais vulneráveis, que podem ter mais questões relacionadas com o tema, tal como dificuldade em gerir o stress e ansiedade pela situação que se vive”
De acordo com a presidente da LPCS, “assim, para que tenham acesso a esta linha de apoio, importa ligar para o número 800 20 10 40. Quando percebermos que as dúvidas nos ultrapassam iremos direcionar para a linha de saúde 24”.
A responder à chamada estarão “psicólogos clínicos e da saúde, sexólogos, que ajudarão a lidar com a ansiedade, profissionais estes ligados à LPCS e à linha SOS SIDA, que este ano completa 29 anos”.
Em comunicado, Maria Eugénia Saraiva acrescenta ainda que todas as consultas presenciais, quer na LPCS, quer nos seus respectivos centros de atendimento e apoio integrado em Lisboa e Odivelas/Loures, “estão suspensas de forma a prevenir risco de exposição do COVID-19, privilegiando os contactos por email, telefónicos e Skype”.