A Liga Portuguesa Contra a Sida (LPCS) associa-se à Semana Europeia do Teste – Hepatites 2020, organizada pela EuroTest, que se assinala entre os dias 20 e 27 de novembro, e vai disponibilizar testes rápidos ao VIH, hepatites e sífilis durante esse período, nos concelhos de Lisboa, Odivelas e Loures, com o intuito de alertar para a importância do diagnóstico precoce.
Maria Eugénia Saraiva, Presidente da direção da LPCS, salienta que “através desta ação de proximidade, procuramos que todas as pessoas tenham oportunidade de conhecer o seu estatuto serológico e assim contribuir para quebrar a cadeia de transmissão do VIH e de outras infeções sexualmente transmissíveis”.
A Semana Europeia do Teste tem como objetivo remover quaisquer barreiras que permaneçam no acesso aos serviços de saúde e reforçar o apoio para que as populações em maior risco se mantenham uma prioridade.
Esta iniciativa, que reúne diferentes parceiros da área da saúde pública europeia, pretende promover o rastreio atempado e a literacia em saúde.
A realização destes testes é totalmente voluntária, gratuita e confidencial. O resultado que informará se a pessoa está ou não infetada pelo VIH, pelas hepatites B, C e sífilis e é obtido em cerca de 15 minutos. Será também distribuído material informativo e preventivo pela equipa da LPCS.
Além da Unidade Móvel de Rastreios “Saúde + Perto”, que irá circular durante esta semana nos concelhos de Lisboa, Odivelas e Loures, a LPCS reforça que todas as pessoas que quiserem poderão ainda deslocar-se aos Centros de Atendimento e Apoio Integrado de Lisboa, na Praça de Entrecampos, e Odivelas, na Póvoa de Santo Adrião, para realização dos testes rápidos de rastreio.