‘A vida com diabetes pode ser saborosa: a história de Gisèle’. Assim se chama a campanha da Associação Internacional de Adoçantes (ISA) para o Dia Mundial da Diabetes, apresentada esta quinta-feira. Dela faz parte um vídeo motivacional, que retrata Gisèle, uma pessoa que vive com diabetes.

Com o apoio científico da Rede Europeia dos Especialistas em Dietética e Nutrição para a diabetes (ESDN) da Federação Europeia de Associações de Dietistas e da Federación Española de Diabetes e Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, este vídeo visa sensibilizar para a importância da família e o seu papel no apoio às pessoas com diabetes no controlo e na gestão diária desta doença crónica.

A diabetes é uma doença grave não transmissível e um grande desafio global à saúde pública. Ao todo, um em cada 11 adultos tem diabetes, esperando-se que este número aumente mais de 22% até 2030.

Mais de um milhão de crianças e adolescentes têm diabetes tipo 1 e um em cada seis nascimentos são afetados pela glicemia alta na gravidez.

Podendo conduzir a complicações graves de saúde, a diabetes é responsável por elevados gastos em saúde em todo o mundo, mas mais de 50% dos casos de diabetes tipo 2 são evitáveis, através da adoção de um estilo de vida saudável.

No âmbito das mensagens da Federação Internacional de Diabetes, a ideia é aumentar a sensibilização para o impacto que a diabetes tem sobre a família, promovendo os aspetos cruciais do papel dos membros da família no apoio à deteção, prevenção, gestão, cuidado e educação sobre a condição, incluindo incentivar a adoção de uma alimentação e de um estilo de vida saudáveis.

Visa saborosa com alguns cuidados

A campanha da ISA destaca o impacto da diabetes em toda a família, mas também e, sobretudo, a importância da família e o seu papel no apoio às pessoas com diabetes na gestão diária desta doença crónica.

Através do retrato de Gisèle e da entrevista com o nutricionista Haris Dimosthenopoulos, responsável da ESDN para a Diabetes, a ISA visa lembrar a todos que é possível viver uma vida saborosa, mantendo a diabetes sob controlo.

Até porque a diabetes é controlável, sendo possível gerir os níveis de glicose no sangue e prevenir as complicações relacionadas com a diabetes.

Na verdade, a maioria dos casos de diabetes tipo 2 é evitável e as complicações podem ser evitadas com os devidos cuidados, o que inclui mudanças nutricionais e de estilo de vida como principais prioridades.

De facto, seguir uma alimentação saudável e equilibrada e adotar um estilo de vida saudável pode ajudar a evitar o risco de diabetes tipo 2 e a gerir a diabetes. Por exemplo, limitar a ingestão de açúcar da família é importante.

Neste contexto, os adoçantes sem ou de baixas calorias podem oferecer uma alternativa segura e útil ao açúcar para pessoas com ou em risco de diabetes, pois fornecem sabor doce com menos ou sem calorias e sem afetar o nível de glicose no sangue.

O exercício regular é também essencial: faça um passeio, uma caminhada ou nade com o seu parceiro, irmãos ou amigos, ou brinque com os membros mais jovens da família, ou em breves palavras. Desfrute de uma vida ativa.