Scroll Top

Está a ter um dia de cabelo mau? A culpa é dos genes

cabelo

O primeiro estudo de mapeamento genético dos fios de cabelo do couro cabeludo humano não só mostra que a direção da ondulação das madeixas tem uma base genética, mas também que é afetada por múltiplos genes. Foram, de facto, identificadas mais do que uma variantes genéticas associadas, suscetíveis de influenciar a direção das madeixas de cabelo.

“Sabemos muito pouco sobre a razão da nossa aparência”, refere Sijia Wang, especialista do Instituto de Nutrição e Saúde de Xangai, da Academia Chinesa de Ciências, e investigador principal.

“O nosso grupo tem procurado os genes subjacentes a vários traços interessantes da aparência física, incluindo os padrões das impressões digitais, a espessura das sobrancelhas, a forma do lóbulo da orelha e a ondulação do cabelo e esta é uma das características que nos despertou curiosidade. A opinião predominante era que a direção da espiral das madeixas era controlada por um único gene, exibindo uma herança mendeliana. No entanto, os nossos resultados demonstram que a direção do fio de cabelo é influenciada pelos efeitos cumulativos de vários genes, sugerindo uma herança poligénica.”

Uma espiral de cabelo cresce num padrão circular, à volta de um ponto especificado pelas orientações dos folículos pilosos e, de acordo com este estudo, é influenciada por quatro variantes genéticas.

Posts relacionados