Scroll Top

Estudo que quer saber quantos portugueses sofrem de asma regressa ao Norte do País

asma

Depois de passar por diversos concelhos dos distritos de Lisboa e Santarém, o estudo que quer descobrir quantas são as pessoas que vivem, em Portugal, com asma (EPI-ASTHMA – Prevalência e caracterização das pessoas com asma, de acordo com a gravidade da doença, em Portugal) regressa em força à zona norte do País.

Com início em 2021 em Matosinhos e Viana do Castelo, pretende determinar a prevalência da asma, assim como caracterizar o perfil das pessoas com esta doença. Agora, são nove as unidades de saúde dos concelhos de Braga, Felgueiras, Guimarães, Marco de Canaveses, Porto, Vila Nova de Gaia e Vila Real envolvidas nesta fase, a quem cabe contactar telefonicamente alguns dos seus utentes, convidando-os a participar.

As pessoas que aceitarem o convite serão novamente contactadas para avaliação de sintomas respiratórios, podendo ser convidadas a participar numa avaliação clínica, que será realizada numa unidade móvel, para a confirmação do diagnóstico de asma.

A implementação do estudo, uma iniciativa do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde, da Universidade do Minho, do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e da AstraZeneca, irá decorrer em todo o território continental, em articulação com médicos de 38 unidades de saúde dos cuidados de saúde primários de todo o país e contará com uma unidade móvel.

Na região Norte do país prevê-se a avaliação por telefone de 1839 pessoas, 444 pessoas na unidade móvel e a caracterização de 112 doentes com asma.

A conclusão do estudo a nível nacional está prevista para 2023, com uma avaliação de 7500 pessoas por telefone, 1800 pessoas na unidade móvel e caracterizados 460 doentes com asma.

Posts relacionados