Scroll Top

Má higiene doméstica contribui para resistência aos antibióticos, alertam especialistas

resistência aos antibióticos

De acordo com os especialistas em saúde pública do Global Hygiene Council (GHC), uma instituição internacional, combater a má higiene doméstica é essencial para ajudar a conter a ameaça crescente da resistência aos antibióticos.

Estima-se que as taxas de resistência aos antibióticos mais usados ​​possam exceder os 40 a 60% em alguns países até 2030, podendo ceifar a vida de 10 milhões de pessoas até 2050 se nada for feito para o impedir.

É por isso que os especialistas do GHC estão a pedir uma revisão de práticas de higiene em casa e na vida quotidiana, para garantir que sejam eficazes e adequadas aos problemas urgentes de saúde pública que enfrentamos atualmente, como a multirresistência e a COVID-19.

Num novo documento publicado na última edição do American Journal of Infection Control, os especialistas apresentaram evidências de que uma melhor higiene nas nossas casas e na vida quotidiana desempenha um papel essencial no combate à resistência aos antibióticos.

E isto de duas formas: prevenindo a infeção, o que reduz a necessidade de prescrição de antibióticos, e evitando a transmissão de infeções resistentes aos antibióticos de pessoa a pessoa.

O documento analisa as evidências de que, para minimizar a propagação de infeções em ambientes domésticos e comunitários, é necessária uma abordagem mais focada na higiene com base na avaliação de risco.

Por exemplo, a remoção de germes que disseminam infeções de alto risco nas superfícies e mãos em determinadas situações, como no momento de preparar alimentos e usar o wc, provou minimizar a propagação de infeções de pessoa para pessoa.

Um estudo realizado recentemente demonstra que a melhoria da higiene das mãos num grupo de crianças num centro de dia reduziu a necessidade do uso de antibióticos para infeções respiratórias comuns em 30%.

Medidas para combater a resistência aos antibióticos

Sally Bloomfield, especialista em saúde pública e colaboradora no artigo, considera que, “em vez de se fazer uma limpeza profunda nas nossas casas, pedimos a todos que mantenham a abordagem de uma higiene direcionada, com foco nos horários e lugares onde os micróbios nocivos têm maior probabilidade de se espalhar, não apenas para ajudar agora a conter a disseminação do coronavírus, mas também para combater a resistência aos antibióticos”.

É por isso que o GHC lança um Manifesto, em que pede aos formuladores de políticas nacionais e internacionais, agências de saúde e profissionais de saúde que reconheçam ainda mais a importância da higiene no lar e na vida quotidiana. 

Mais ainda, que reconheçam que a melhoria da higiene das mãos e das superfícies em casa e na comunidade são essenciais para minimizar a propagação de infeções e, como consequência, o consumo de antibióticos, que ajudarão na luta contra as resistências.

Para o conseguir, recomendações sobre a melhoria da higiene na comunidade em geral devem ser incluídas nos planos de ação globais contra a resistência aos antibióticos até 2022 e em todos os planos nacionais até 2025.

É ainda necessário que se aconselhe, oriente e eduque os profissionais de saúde sobre a higiene das mãos e da superfície, com a sua relação à resistência aos antibióticos não se devendo limitar a ambientes de saúde, mas também incluir recomendações para influenciar a comunidade em geral com efeito imediato.

Para os especialistas, está na hora da comunidade global colaborar e reconhecer que a redução da necessidade de prescrição de antibióticos e da circulação de estirpes resistentes nos ambientes de saúde não pode ser alcançada sem que se reduza também a circulação de infeções na comunidade.

Posts relacionados