Scroll Top

Lançada em Leiria plataforma digital para apoiar cuidadores de pessoas dependentes

Plataforma quer ajudar cuidadores de doentes

Facilitar a vida dos cuidadores é o objetivo do Help2care, um projeto multidisciplinar desenvolvido na Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria, composto por um manual de apoio ao cuidador (físico, áudio e vídeo), uma plataforma online (com website público, backoffice para os profissionais de saúde, e aplicação para os cuidadores informais) e um guião com o modelo de capacitação.

Trata-se de um projeto multidisciplinar, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, Compete 2020 e União Europeia, que procura dar resposta a uma necessidade premente, tendo em conta o aumento do número de cuidadores informais, que se estima chegar aos 800 mil em todo o País.

“É muito importante dar apoio aos cuidadores através da capacitação para cuidar do seu familiar, mas também para promover o autocuidado, a fim de promover a sua saúde, prevenindo a exaustão”, explica Maria dos Anjos Dixe, coordenadora do CiTechCare e docente da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria, que lidera o projeto.

De acordo com a especialista, “a plataforma dá acesso personalizado (gerido por profissionais de saúde) aos materiais, nomeadamente textos, imagens e vídeos demonstrativos de procedimentos/técnicas e informações necessárias para apoiar o cuidador informal, no cuidado da pessoa dependente e no autocuidado”.

Depois, através da aplicação, “o cuidador informal poderá ainda ter apoio dos profissionais de saúde ligados à plataforma”.

“O nosso objetivo é facilitar o dia-a-dia do cuidador informal, fazê-lo sentir-se apoiado e confiante nas suas competências, para que não só cuide do seu familiar dependente da forma correta, maximizando o seu bem-estar, como cuide dele próprio. No fundo, que não se esqueça de si.”

Conteúdos validados por profissionais de saúde

O Help2Care resulta de um projeto em rede, interdisciplinar, colaborativo, multiregional e de investigação baseada na prática, que envolve estudantes, docentes, e profissionais de saúde, e que é liderado pelo CiTechCare do Politécnico de Leiria, e copromovido pela Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco, pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Santarém e pelo Centro Hospitalar de Leiria.

Os conteúdos da plataforma foram todos produzidos por investigadores, profissionais de saúde e estudantes, e estão em permanente atualização. Para além disso, a plataforma online e a app incluem feedback dos profissionais de saúde às questões dos utilizadores.

O Help2care inclui conteúdos, entre texto, vídeos exemplificativos e áudio, acessíveis e de fácil compreensão.

Posts relacionados