Scroll Top

Vencer a montanha, o sonho de um atleta com otosclerose e esclerose múltipla

Eduardo Excelente Pinto2

Em 2008, Eduardo Excelente Pinto passou a ter que lidar com a otosclerose, uma doença que causa perda auditiva. Hoje, às duas prótese auditiva junta um diagnóstico de esclerose múltipla e um desejo: concluir todas as provas do circuito de Trail Ultra Endurance, da Associação Trail Running Portugal.

“A vontade de alcançar os muitos sonhos que tenho cresceu imenso”, conta. A esta junta outra, a de superar um dos desafios que uma lesão, em 2016, o impediu de concretizar, os 115 quilómetros do Madeira Island Ultra Trail. Todas juntas, as provas que quer concluir vão permitir que tenha pontos necessários para em 2019 ir ao O Ultra-Trail du Mont-Blanc, uma ultramaratona de montanha que se realiza uma vez por ano nos Alpes.

Uma meta que conquistou uma das Bolsas GAES da edição deste ano da iniciativa “Persegue os teus sonhos”, que visa contribuir para a realização dos sonhos dos atletas amadores.

A próxima prova, o Ultra Trail de São Mamede, realiza-se já no dia 19. Composto por 100 km, inicia-se às 00h00 no Estádio dos Assentos, em Portalegre, e faz parte do calendário nacional de trail para 2018. E nesta, à semelhança de todas as outras nas quais participa, realiza uma angariação de fundos a favor da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla, sendo o exemplo de que o diagnóstico da doença, esta e a otosclerose, não é o fim do caminho para se fazer o que mais se gosta.

Lutar contra a natureza

Eduardo prepara-se para esta prova, depois da participação, em abril, no MIUT® – Madeira Island Ultra Trail, na Madeira, não ter corrido como esperado. “As condições meteorológicas na ilha foram muito complicadas e tive de ficar pelos 29 kms, depois de quase ter entrado em hipotermia.”

“Agora, estou focado na prova de Portalegre e o meu objetivo é completar aquele que será o primeiro grande passo para os dois enormes objetivos que tenho delineados para 2018. Uma prova que, ao contrário da Madeira onde a luta foi contra chuva e frio, desta vez será contra temperaturas elevadas.”  

Recorde-se que, se completar pelo menos três provas do Campeonato Nacional, Eduardo terá os pontos necessários para entrar no sorteio para participar no Ultra Trail du Mont Blanc, em França, no próximo ano, considerada a mais importante entre as provas de montanha.

Posts relacionados