
Metade da população portuguesa ainda não tem acesso a cuidados de reumatologia. “Trata-se de uma situação de iniquidade inaceitável que requer compromissos de todas as partes para que se encontre a melhor solução possível”, refere Luís Miranda, presidente da Sociedade Portuguesa de Reumatologia, na sessão de abertura das XX Jornadas da A.N.D.A.R – Associação Nacional de Doentes com Artrite Reumatoide, uma iniciativa assinala os 25 anos de existência da associação.
A sessão de abertura contou ainda com a participação do deputado do PSD e membro da Comissão Parlamentar de Saúde, Ricardo Baptista Leite que, por sua vez, destacou o papel da A.N.D.A.R em 25 anos no apoio aos doentes e a resiliência destes perante uma patologia altamente incapacitante. “Aqueles que vivem com a doença são os verdadeiros especialistas das suas condições de saúde”, concluiu o representante parlamentar.
Para Arsisete Saraiva, presidente da A.N.D.A.R, “ao longo destes 25 anos, muita coisa aconteceu e muito mais está para acontecer. Ajudámos os doentes a conseguir a comparticipação a 100% de medicamentos essenciais no tratamento da doença e iremos lançar a primeira pedra do primeiro centro em Portugal dedicado exclusivamente à investigação e tratamento da artrite reumatóide em Portugal”.
Este é, de resto, o grande sonho da associação, “um centro criado e pensado de raiz para doentes com artrite reumatóide, com uma imagem singular, espelho de segurança, conforto, sofisticação e tecnologia. Terá gabinetes médicos, salas de tratamentos e exames, sala de trabalho de enfermagem, ginásio, fisioterapia e hidroterapia (piscina), um núcleo de Internamento, com uma unidade de cuidados continuados integrados, um centro de dia e ainda um auditório com capacidade para 300 lugares, e sala de exposição técnica, para além do já referido Centro de Investigação”.
Recorde-se que, em Portugal, são cerca de 50.000 a 70.000 as pessoas que sofrem com artrite reumatoide, uma doença reumática inflamatória crónica das articulações, mas que pode atacar, entre outros, órgãos como coração, pulmões, glândulas endócrinas, pele ou rins.