Scroll Top

Nascimentos prematuros em Portugal aumentaram 24% em 14 anos

bebés prematuros

Um em cada dez bebés nasce antes do tempo em todo o mundo. Uma pressa que traz consigo desafios. Dez anos depois do primeiro Dia Internacional da Sensibilização para a Prematuridade, realizado a 17 de novembro de 2008, a data volta a ser assinalada, numa tentativa de chamar a atenção para a necessidade de um trabalho em conjunto com as famílias no cuidado aos pequenos recém-nascidos.

Uma situação cujos números têm vindo a aumentar, afetando famílias em todos os países do mundo. Portugal não é exceção, com a prematuridade a aumentar quase 24% desde 2000.

E ainda que mais de 80% dos nascimentos prematuros tenham lugar na Ásia e na África subsaariana, o problema é universal, mostram os dados publicados recentemente no The Lancet Global Health.

Estados Unidos e Brasil estão entre os dez principais países do mundo com o maior número de nascimentos prematuros. Os dados são de 2014 e dão conta, nos EUA, de uma taxa de prematuridade que chega aos 9,9%, com o Brasil a ficar-se pelos 8,2%.

Portugal não está no top 10 dos países com mais partos antes do tempo, mas de acordo com estes dados assistiu a um crescimento no número de bebés nascidos de forma prematura na ordem dos 23,8% em 14 anos. Ao todo, em 2014, nasceram no nosso país 6.600 bebés prematuros, para uma taxa de 8,3% (era 6,7% em 2014).

Uma percentagem em linha com a taxa europeia (8,7%) e com o aumento, em média, verificado no Velho Continente: 24,9%.

Sessão de sensibilização em Lisboa

Promovida pela EFCNI – European Foundation for the Care of Newborn, uma plataforma criada em abril de 2008, a nível europeu, e constituída por pais e profissionais de saúde com o propósito de dar voz aos recém-nascidos prematuros, bem como às suas famílias, o Dia Internacional da Sensibilização para a Prematuridade assinala-se este sábado (17 de novembro), com uma sessão na Maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa.

Dedicada aos prematuros e suas famílias, este encontro, de entrada livre, realiza-se durante a manhã (11h00), no anfiteatro da MAC, e pretende consciencializar a sociedade para os recém-nascidos pré-termo. 

Posts relacionados