Scroll Top

Novo blog sobre anemia quer sensibilizar e informar sobre o problema

blog O Rosto da Anemia

“O que é a anemia, quais os seus sintomas, como pode ser prevenida e tratada, quais as implicações na vida de quem dela sofre, de que forma está associada a uma deficiência de ferro…” Estas são algumas das questões que vão estar em destaque num novo blog, ‘O Rosto da Anemia’, que se define como “um ponto de encontro para quem tem dúvidas sobre o tema, quer saber mais ou simplesmente deseja partilhar como é viver” com este problema.

Considerada um problema de saúde pública, a anemia afeta um em cada cinco portugueses em algum momento da sua vida. As contas são do estudo EMPIRE, o único realizado junto da população portuguesa, que traça, por cá, o cenário da prevalência deste problema e da deficiência de ferro, que é a principal causa de anemia.

É este estudo que confirma ainda que, apesar de ser um problema debilitante, a maioria (84%) dos afetados não sabe que a tem. São estes dados, assim como o impacto sentido por quem sofre da doença, que reforçam a importância da informação e da sensibilização, trabalho que se pretende desenvolver com ‘O Rosto da Anemia‘.

A partilha de testemunhos é outro dos objetivos deste blog que, tendo em conta que a anemia tem rosto “e este pode ser o de cada um de nós”, convida os portugueses a contarem a sua história e dar o seu testemunho sobre um problema de saúde que, apesar de significativo, não precisa de ser uma inevitabilidade.

Os sintomas da anemia

Cansaço, fadiga, falta de concentração, irritação quase constante, falhas na memória. Os sintomas são vários, mas tendo em conta o facto de serem pouco específicos, tendem a ser desvalorizados ou associados a outros problemas.

Por diagnosticar fica então a anemia, resultante de uma redução de glóbulos vermelhos no sangue, que se faz acompanhar por um impacto significativo na população nacional. 

Posts relacionados