Scroll Top

Alimente o seu cérebro com informação saudável

alimentação

No Dia Mundial da Alimentação, várias organizações ligadas à cadeia alimentar, entre as quais a APIFVET, deixam um desafio: alimente o seu cérebro com informação saudável. E partilham dados científicos para desfazer alguns mitos sobre o impacto da produção alimentar no ambiente.

“A produção de alimentos, algo essencial à vida, não pode ser o bode expiatório da situação ambiental em que se encontra o planeta, sob pena de causarmos um problema ainda maior do que o que temos atualmente”, lê-se no documento.

“É necessária uma educação alimentar e informação credível para que os consumidores possam fazer as suas escolhas, de uma forma livre e consciente”, argumentam, socorrendo-se do que dizem ser factos científicos. “É esse o trabalho diário do Laboratório Colaborativo FeedInov, uma entidade constituída por empresas do setor, universidades e entidades ligadas à investigação, inovação e desenvolvimento.”

Para desmistificar esta ideia, apresentam cinco mitos recorrentes sobre a produção agropecuária e mais especificamente sobre a produção de alimentos de origem animal, tal como informação científica que os corrige.

Mito 1: A agricultura animal é responsável por 20% das emissões de gases com efeito estufa.
Facto 1: Com base nos dados de 2019, publicados pelo inventário nacional de emissões, em Portugal, a agricultura, como um todo, é responsável por 10,8% do total de emissões de Gases de Efeitos de Estufa (GEE). Deste valor, 65%, ou seja, 7% das emissões totais de GEE, são provenientes da produção animal. Se incluirmos a estimativa das emissões originadas no transporte de alimentos, os valores sobem para eventualmente cerca de 80% das emissões totais da agricultura, ou seja 8,6% do total das emissões de GEE. 

Mito 2: A produção animal produz uma quantidade de GEE equiparáveis à soma de todos os meios de transporte: aéreo, marítimo, automóvel e rodoviário.
Facto 2: Com base nos dados de 2019, publicados pelo inventário nacional de emissões, em Portugal, no ano de 2019, o total de emissão GEE repartiu-se por cinco grandes categorias: energia (69,9%), processos industriais e utilização de produtos (12,1%), agricultura (10,8%) e resíduos (7,2%). Podemos dividir o setor energético em diferentes fontes de emissão, assim: 28% das emissões totais provêm dos transportes (aéreo, marítimo, automóvel, rodoviário e caminhos de ferro), que produzem, no total, 25 254,4 Kton CO2eq, enquanto a agricultura animal produz 4 mil Kton, 7% do total de emissão de GEE.

Mito 3: São precisos 4kg de cereais e outros vegetais para produzir 500 gr de carne.
Facto 3: Os ruminantes, ou seja, as vacas, por exemplo, digerem plantas que os humanos não têm capacidade de digerir, como a erva, subprodutos da indústria agrícola, forragens (feno, palha, silagem) entre outros, reduzindo o que se considera resíduo e transformando-o em produtos com valor nutricional para o ser humano: carne, leite e seus derivados. Para produzir 1kg de proteína animal são necessários em média 6 kg de proteína vegetal (de 2 a 10 dependendo das espécies e sistemas de produção), contudo, 86% da proteína usada por ruminantes não é edível como alimento humano.

Mito 4: A produção animal e a produção de alimentos para animais ocupam área que poderia estar a ser utilizada para produzir alimento para humanos
Facto 4: A ideia de que os animais concorrem com os humanos por alimento é recorrentemente utilizada e, na realidade, a produção animal utiliza cerca de 70% (2,5 mil milhões de hectares) de área agrícola. No entanto, metade desta área são pastagens permanentes e áreas marginais (de montanha, pântano, entre outros), que não são nem podem ser (por não têm características para tal) cultivadas para produção de cereais ou proteaginosas, e são quase exclusivamente utilizadas por animais herbívoros (na sua maioria ruminantes).

Os animais que pastam e se alimentam destas áreas contribuem diretamente para a produção de alimento de elevado valor nutricional (carne, leite) a partir de biomassa não edível. A outra metade da área agrícola consiste em cerca de 0,7 mil milhões de hectares de pastagens temporárias, que podem de facto ser cultivadas.

No entanto, se tal acontecer, haverá alteração do uso do solo e perda de serviços de elevado valor ambiental, como a contribuição para a manutenção da biodiversidade e das zonas rurais, que são garantidos enquanto estão a ser pastoreadas. Na realidade, uma parte bastante significativa da área utilizada para alimentar a produção animal são áreas marginais ou pastagens que providenciam, além de alimento aos animais, serviços de ecossistema que, até ao momento, não são contabilizados.

Mito 5: Uma dieta que contenha produtos animais é nefasta para a saúde humana
Facto 5: Todos os estudos que sugerem que uma alimentação vegetariana é “melhor” do que uma omnívora, têm como referência, na sua maioria, a comparação com uma má alimentação ao estilo americano (conhecida por Standard American Diet – SAD) e não consideram o estilo de vida ou a atividade física. Na realidade, das poucas vezes que estes fatores são cruzados, não existe nenhuma relação entre o consumo saudável de produtos animais e um risco acrescido para a saúde.

A ressalvar, por exemplo, que a alimentação de origem animal é a única (além da suplementação direta) que pode fornecer vitamina B12 aos humanos e, assim, evitar a anemia por ausência de ferro, uma vez que outras fontes de ferro têm fraca absorção.

A este propósito, fará sentido referir que estudos recentes mostram problemas de subnutrição em países “desenvolvidos”. Atualmente na Austrália, cerca de 40% das raparigas adolescentes entre os 14 e os 18 anos revelam baixos níveis de ingestão de ferro (Australian Bureau of Statistics, 2021). Algumas das razões apontadas para esta situação incluem uma alimentação esporádica ao longo do dia e dietas restritivas quanto à inclusão de carne.

Posts relacionados