Scroll Top

Nozes e espermatozoides, uma relação improvável

Nozes ajudam a melhorar os espermatozoides

Porque é que os homens devem comer mais nozes? A resposta está nos espermatozoides.

E está também numa investigação que mostra que a inclusão de nozes numa dieta regular melhora significativamente a qualidade e a função do esperma humano.

O estudo, que mediu os parâmetros convencionais do sémen e as mudanças moleculares durante um período de 14 semanas, reforça os benefícios das nozes e dá conta de mais pesquisa para novas recomendações dietéticas específicas para homens.

Numa altura em que se tem assistido a um declínio geral na quantidade e qualidade do esperma humano, atribuído nos países industrializados à “poluição, tabagismo e tendências para uma dieta de estilo ocidental”, especialistas da Universidade Rovira i Virgil, em Reus, Espanha, viraram a atenção para as nozes.

E verificou que o grupo de homens com uma dieta suplementada com 60 g por dia de amêndoas, avelãs e nozes, teve melhorias significativas na sua contagem de espermatozoides, vitalidade, motilidade e morfologia (forma), todos parâmetros associados à fertilidade masculina.

Resultados consistentes com melhorias encontradas noutros estudos recentes sobre dietas ricas em ómega-3, antioxidantes (por exemplo, vitamina C e E, selénio e zinco) e folato.

As nozes são alimentos densos, contendo muitos destes nutrientes e outros fitoquímicos. 

Nozes incluídas na receita para quem quer conceber um bebé

Embora estes sejam resultados estatisticamente significativos, os especialistas alertaram para o facto de os sujeitos do estudo serem todos homens saudáveis ​​e aparentemente férteis. O que significa que estes dados não podem ser extrapolados para a população em geral.

Fica então a questão: devem os homens que desejam conceber um bebé, seja naturalmente ou através de fertilização in vitro, acrescentar nozes à sua dieta diária?

“Ainda não podemos dizer que sim”, avança Salas-Huetos, um dos especialistas envolvidos no trabalho.

“Há evidências que se estão a acumular na literatura de que as alterações no estilo de vida saudável, como adotar um padrão alimentar saudável, podem ajudar na conceção. E as nozes são um componente chave de uma dieta mediterrânea saudável.”

Posts relacionados