Scroll Top

Fumadores têm maior probabilidade de desenvolver problemas oculares

saúde ocular

Sabia que o tabaco tem impacto na saúde dos olhos dos fumadores? Provavelmente não e não está sozinho, alerta a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO), a propósito do Dia Mundial Sem Tabaco, que se assinala a 31 de maio, chamando a atenção para os problemas oculares.

“Os malefícios do tabaco associados a patologias cardiovasculares, pulmonares e à diabetes são constantemente abordados mas o que ainda não é do conhecimento da maioria da população é que uma das consequências da exposição ao fumo do tabaco é a ocorrência de problemas oculares”, refere Manuel Monteiro Grillo, presidente da SPO.

De acordo com o especialista, “os fumadores, quer sejam ativos ou passivos, inalam substâncias tóxicas que chegam a todos os órgãos do corpo através da corrente sanguínea, inclusive ao sistema ocular, podendo danificá-lo de forma irreversível. As cataratas e a degenerescência macular são dois exemplos de doenças oculares que aumentam com a exposição ao fumo do tabaco”.

O impacto do tabaco nos olhos

“De notar que a exposição ao fumo do tabaco não afeta apenas a parte interna do globo ocular mas também a superfície ocular. Tanto pode interferir no filme lacrimal, como também se pode tornar um factor irritativo”, reforça Manuel Monteiro Grillo, que dá ainda conta que “as alterações vasculares que o fumo do tabaco provoca pode também levar ao agravamento do glaucoma”.

Antecipando o Dia Mundial Sem Tabaco, momento em que se fala preferencialmente sobre o impacto do vício dos cigarros na função respiratória, o presidente da SPO deixa o alerta para os malefícios do tabaco na saúde ocular. E reforça que “o fumador tem maior probabilidades de desenvolver vários problemas, incluído problemas de visão. É, por isso, também importante estar atento a esta relação perigosa entre o tabaco e saúde ocular”.

Posts relacionados