Scroll Top

Pessoas com hipotiroidismo têm maior intolerância ao frio

intolerância ao frio

As hormonas produzidas pela tiroide regulam o metabolismo e provocam uma libertação de calor no corpo, aumentando a temperatura corporal. Por isso, quando as temperaturas baixam, como é típico do inverno, o organismo precisa da produção destas hormonas para ajudar a compensar a exposição ao frio. No entanto, as pessoas que sofrem de hipotiroidismo têm uma menor capacidade de as produzir, o que faz com que as implicações do frio sejam maiores na vida destes doentes, traduzindo-se numa intolerância ao frio.

“Quando o hipotiroidismo é muito grave ou está mal controlado, a temperatura corporal pode baixar 3 ou 4 graus”, afirma Maria João, médica endocrinologista. A especialista explica ainda que quando as condições atmosféricas se agravam, “o organismo destes doentes funciona mais devagar na tentativa de conservar todo o calor possível”. 

Por isso, pessoas com hipotiroidismo devem evitar ambientes com baixas temperaturas e proteger-se do frio, agasalhando-se convenientemente com várias camadas de roupa, luvas, cachecol e gorro.

A prática do exercício físico também facilita a libertação de calor, pelo que é essencial para minimizar o impacto do tempo mais frio. “Pode ainda ser necessário consultar o médico, caso a intolerância ao frio seja superior à habitual, para analisar os níveis das hormonas tiroideias e adaptar a medicação, se for preciso”, acrescenta a especialista. 

A Associação das Doenças da Tiroide alerta ainda para a necessidade de um cuidado especial por parte das pessoas que sofrem de hipotiroidismo nos próximos dias, uma vez que os valores da temperatura mínima estão muito baixos, com vários distritos do País a encontrarem-se em aviso amarelo devido ao frio, de acordo com as informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Related Posts