Scroll Top

Portugal é o país da UE com mais cidadãos a confiar nas vacinas

vacinas consideradas seguras

Portugal é o país da União Europeia com a maior percentagem de população a confiar nas vacinas, revela o estudo ‘O estado da confiança nas vacinas 2018’ (State of vaccine confidence in the EU 2018), promovido pela Comissão Europeia.

Os cidadãos nacionais consideram-nas seguras, efetivas e importantes para as crianças – 98% dos inquiridos pensam desta forma -, com 96,6% a entenderem que são efetivas e mais de 95% a dizerem que são seguras.

Vacina do sarampo considerada segura

O inquérito, feito nos 28 países da União Europeia a aproximadamente 29 mil pessoas de uma amostra representativa de cada Estado-Membro, questionou especificamente a confiança na vacina do sarampo, doença que teve recentemente na Europa surtos ou ressurgimento de casos, em parte atribuídos a uma redução da vacinação.

Portugal surge igualmente com a maior percentagem de pessoas que consideram segura e importante para as crianças a vacina trivalente contra o sarampo, rubéola e papeira.

No reverso da medalha encontram-se países como Suécia, Bélgica, Bulgária e Letónia, que são aqueles com menor percentagem de população a considerar como segura a vacina do sarampo.

Em termos globais na União Europeia, são menos de 80% os que consideram a vacina do sarampo como segura, percentagem que é ainda mais baixa em relação à vacina da gripe, com menos de 70% da população europeia a encará-la como segura.

O estudo foi baseado em inquéritos feitos durante o mês de maio, alguns por telefone, outros presenciais e outros ainda realizados online. Em Portugal foram feitos online a cerca de mil pessoas.

Posts relacionados