Scroll Top

Propriedades antimicrobianas do sumo de tomate podem matar a salmonela

sumo de tomate elimina bactérias

O sumo de tomate pode matar a Salmonella Typhi, um agente patogénico mortal específico do ser humano que causa a febre tifoide, assim como outras bactérias prejudiciais à saúde do aparelho digestivo e urinário, revela uma investigação publicada na Microbiology Spectrum, uma revista da Sociedade Americana de Micobriologia.

“O nosso principal objetivo com este estudo era descobrir se o tomate e o sumo de tomate podem matar os agentes patogénicos entéricos, incluindo a Salmonella Typhi, e, em caso afirmativo, quais as qualidades que os fazem funcionar”, afirma o principal investigador do estudo, Jeongmin Song, professor do Departamento de Microbiologia e Imunologia da Universidade de Cornell.

Em primeiro lugar, os investigadores, em experiências laboratoriais, verificaram se o sumo de tomate mata realmente a Salmonella Typhi. Uma vez confirmada essa hipótese, a equipa analisou o genoma do tomate para encontrar os péptidos antimicrobianos envolvidos, ou seja, as proteínas muito pequenas que danificam a membrana bacteriana que as mantém como organismos intactos.

Os investigadores escolheram quatro possíveis péptidos antimicrobianos e testaram o seu efeito contra a Salmonella Typhi, o que os ajudou a encontrar dois péptidos antimicrobianos eficazes contra a Salmonella Typhi.

Consumo de sumo de tomate recomenda-se

A equipa de investigação realizou depois mais testes em variantes de Salmonella Typhi que surgiram em locais onde a doença é comum. Também realizaram um estudo informático para saber mais sobre a forma como os péptidos antibacterianos matam este tipo de salmonela e outros agentes patogénicos entéricos. Por último, analisaram a eficácia do sumo de tomate contra outros agentes que podem prejudicar a saúde do aparelho digestivo e urinário das pessoas.

A descoberta mais significativa é que o sumo de tomate é eficaz na eliminação da Salmonella Typhi, das suas variantes hipervirulentas e de outras bactérias que podem prejudicar a saúde do aparelho digestivo e urinário, prejudicando a membrana bacteriana, uma camada protetora que envolve o agente patogénico.

“A nossa investigação mostra que o tomate e o sumo de tomate podem eliminar bactérias entéricas como a Salmonella”, confirma Song. Os investigadores esperam que estes dados possam ser usados para incentivar o público em geral, em especial as crianças e os adolescentes, a comer mais tomate e a beber mais do seu sumo, bem como a aumentar a ingestão de outras frutas e legumes, que proporcionam benefícios antibacterianos naturais aos consumidores.

 

Crédito imagem: Andrea Riezzo (Unsplash)

Posts relacionados