Scroll Top

Quem começa a fumar com menos de 20 anos é mais dependente e tem mais dificuldade em deixar

fumar

Os investigadores apelam aos governos para que aumentem a idade legal para comprar cigarros para 22 anos ou mais, uma vez que um novo estudo, apresentado no congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, conclui que se torna menos viciante e mais fácil deixar de fumar à medida que as pessoas envelhecem.

Em 2020, mais de uma em cada cinco pessoas em todo o mundo consumia tabaco, que mata até metade dos seus consumidores. Mas há mais: os fumadores com menos de 50 anos têm um risco cinco vezes maior de desenvolver doenças cardiovasculares em comparação com os seus pares não fumadores.

Quanto à idade legal para comprar tabaco, é de 18 anos em muitos países, não existindo sequer restrições em alguns, isto apesar de se estimar que nove em cada 10 adultos que fumam cigarros diariamente tentam fumar pela primeira vez aos 18 anos.

Foi por isso que um estudo quis examinar a relação entre a idade de início do vício, a dependência da nicotina e a cessação do tabagismo, tendo incluído fumadores que visitaram uma clínica para parar de fumar no Japão.

Os participantes foram divididos em dois grupos, de acordo com a idade em que começaram a fumar – menos de 20 anos e 20 anos ou mais -, já que 20 anos é a idade legal a partir da qual se pode fumar no Japão.

E a avaliação da associações entre a dependência da nicotina e o sucesso na cessação do tabagismo, de acordo com a idade em que os participantes começaram a fumar, revela que os que o começaram a fazer cedo relataram um número maior de cigarros fumados por dia (25), em comparação com os que começaram mais tarde (22 cigarros por dia), apresentavam níveis respiratórios de monóxido de carbono mais elevados e menos de metade dos que começaram cedo (46%) deixaram de fumar com sucesso, em comparação com 56% dos que começaram tarde.

Isto indica que os primeiros a começar tinham 30% menos probabilidade de largar o hábito com sucesso em comparação com aqueles que começaram tarde. E os dados mostram ainda que aqueles que começaram a fumar aos 22 anos ou mais eram ainda menos dependentes de nicotina.

O autor do estudo, Koji Hasegawa, especialista do Centro Médico de Quioto da Organização Hospitalar Nacional, em Quioto, Japão, considera que estes resultados “mostram que começar a fumar precocemente está associado a uma maior dependência da nicotina, mesmo na idade adulta jovem. O estudo indica que aumentar a idade legal para comprar tabaco para 22 anos ou mais poderia levar a uma redução no número de pessoas viciadas em nicotina e em risco de consequências adversas para a saúde”.

Posts relacionados