Um terço da geração Z e dos millennials luta para adormecer nas noites de domingo

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Um novo estudo da Academia Americana de Medicina do Sono descobriu que o mau estar sentido por muitos nos domingos pode ser um fenómeno real, sobretudo para as gerações mais jovens. Os dados mostram que mais de um quarto dos entrevistados (26%), incluindo cerca de um terço da geração Z (32%) e millennials (34%), sempre, quase sempre ou frequentemente têm mais dificuldade em adormecer nas noites de domingo em comparação com outras noites da semana.

O que mantém as pessoas acordadas à noite? No mesmo estudo, procurou encontrar-se a resposta, que para 73% dos inquiridos está associada a preocupações com o trabalho.

“A ansiedade e o stress relacionados com o trabalho podem levar a um sono insuficiente e um mau dormir, o que pode resultar em consequências prejudiciais para a saúde”, refere John Saito, especialista em medicina do sono. “A gestão proativa de stressores relacionados com o trabalho pode ajudar a ter um sono mais saudável e um dia de trabalho mais bem-sucedido.”

Embora os dados deste estudo tenham verificado que a maioria (64%) dos inquiridos está a tomar medicamentos para os ajudar a adormecer ou dormir à noite, a forma mais saudável de gerenciar a insónia causada pelo stress laboral é praticar bons hábitos de higiene do sono.

4 dicas para chamar o sono e conseguir dormir

Para evitar estes problemas nas noites de domingo, ou em quaisquer outras, o especialista aconselha a que se adicionem estes hábitos à rotina diária:

  • Preparar-se para a semana que se segue completando as tarefas durante o fim de semana, para não se sentir sobrecarregado na segunda-feira de manhã.
  • Distribuir as tarefas semanais, como limpeza, compras de supermercado e lavagem de roupa ao longo da semana. Não esperar até domingo para dar início às responsabilidades domésticas.
  • Tirar um tempo para relaxar antes de ir para a cama. Ler um livro, escrever num diário ou tomar um banho para relaxar.
  • Desconectar-se de dispositivos eletrónicos pelo menos 30 minutos antes de dormir.

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