Vacina contra a COVID-19 segura para pessoas com hipotiroidismo

hipotiroidismo

As vacinas inativadas e de mRNA contra a COVID-19 parecem ser seguras para pessoas tratadas para hipotiroidismo, mostra um novo estudo apresentado na ENDO 2022, a reunião anual da Endocrine Society, nos EUA. Um trabalho que descobriu que estas vacinas não causam flutuações significativas na tiroide e não estão associados a riscos aumentados de visitas às urgências ou hospitalizações não programadas.

“Nenhum estudo anterior analisou qualquer possível relação entre as vacinas COVID-19 e o controlo instável da função tiroideia nos doentes tratados com reposição de hormonas da tiroide para o hipotiroidismo”, revela o investigador principal David T.W. Lui, da Universidade de Hong Kong, na China.

“As nossas descobertas tranquilizadoras devem encorajar os doentes com hipotiroidismo a serem vacinados contra a COVID-19 para proteção contra resultados potencialmente piores associados à infeção pelo SARS-CoV-2.”

O estudo avaliou a vacina inativada CoronaVac e uma vacina de mRNA, a vacina da Pfizer BioNTech (BNT162b2). A CoronaVac usa uma versão morta do vírus SARS-CoV-2 e está a ser usada em campanhas de vacinação em vários países da Ásia, América do Sul, América Central e Europa Oriental. As vacinas de RNA mensageiro (mRNA) ensinam as células do corpo a produzir uma proteína que desencadeará uma resposta imunitária, como acontece com as vacinas da Pfizer e da Moderna.

Os especialistas avaliaram dados de mais de 47.000 pessoas que levaram a vacina contra a COVID-19 e se encontravam a tomar levotiroxina para o hipotiroidismo, que foram divididos em três grupos: não vacinados, aqueles que receberam a vacina CoronaVac e aqueles que receberam a vacina de mRNA.

Os doentes que receberam qualquer tipo de vacina contra a COVID-19 não apresentaram risco aumentado de necessitarem de reduzir ou de aumentar a dose de levotiroxina e a vacinação contra a COVID-19 não foi associada a um risco maior de visitas às urgências ou de hospitalização não programada.

Posts relacionados