Scroll Top

Peixes-aranha, alforrecas e afins: como evitar intoxicações

intoxicações

As férias são para descansar, toda a gente sabe e é o que todos querem. Mas mesmo quando estamos a banhos, a necessidade de cuidados nunca entra de férias, sobretudo no que diz respeito às intoxicações. O alerta é dado pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), que divulgou algumas recomendações para que possa aproveitar o verão em segurança.

Na praia, se souber da existência de peixe-aranha, use sandálias. Caso seja surpreendido por um destes peixes, a dor é o que se segue. Para o seu alívio, causado pela picada dos peixes-aranha, deve recorrer-se ao calor, por imersão do membro afetado em água quente.

Mas o mar pode esconder outras surpresas. Evite, por isso, tomar banho em locais com alforrecas. Em caso de contacto, deverá efetuar uma boa limpeza da zona afetada, lavando com água corrente.

Não apanhe também mariscos em áreas poluídas, uma vez que o seu consumo pode representar um sério risco para a sua saúde.

Escapar às intoxicações por lacraus e víboras

Se em vez da praia rumar ao campo, onde muitos aproveitam também esta época do ano para uns dias de descanso, não se esqueça que este pode ser fértil em situações que podem provocar intoxicações, algumas delas representando mesmo um verdadeiro risco para a sua saúde.

Aqui, evite andar descalço e com sandálias, usando preferencialmente sapatos fechados. É que os lacraus e as víboras têm uma picada venenosa, devendo evitar-se o contacto com este tipo de animais.

Não se aproxime das colmeias, não coma bagas ou sementes de plantas desconhecidas e não apanhe nem coma cogumelos se não os distingue com toda a segurança.

Use os pesticidas cumprindo todas as regras de preparação e aplicação e respeite os intervalos de segurança e não deixe abandonadas embalagens de pesticida destapadas, vazias ou vasilhas com resto de caldas.

Related Posts