O que é o Estatuto do Cuidador Informal? Como se pode ter acesso aos apoios que consagra? Quais os direitos destes cuidadores e dos doentes de quem cuidam? As questões são muitas e as dúvidas também. Num País onde, de acordo com um estudo recente realizado pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, seis em cada dez cuidadores informais não conhecem o Estatuto criado, pelo menos em teoria, para dar resposta às suas necessidades e ajudar a aumentar a literacia nesta área vai realizar-se um evento digital, organizado pela Merck com o apoio do Movimento, que vai ter lugar no dia 15 de novembro, às 18h30, com a participação de especialistas de várias áreas.
Rosário Zincke dos Reis, advogada e vice-presidente Direção Nacional da Alzheimer Portugal, associação que integra o Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, Helena Carneiro, enfermeira especialista médico-cirúrgica, portuguesa com vasta experiência no apoio aos cuidadores no Reino Unido, e Susana Viana, Diretora da Unidade de Intervenção Social do Departamento de Desenvolvimento Social do Instituto da Segurança Social, são alguns dos nomes que vão marcar presença no evento online e esclarecer as dúvidas sobre o Estatuto do Cuidador Informal.
Para ajudar a identificar as principais lacunas ao nível da informação e poder responder às principais questões e dúvidas dos cuidadores informais e doentes em geral, o Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais lança o repto a todos, para que através do preenchimento de um formulário, disponível em no website do Movimento, responda aos temas que querem ver abordados no evento e discutidos pelos especialistas. Um inquérito simples e totalmente anónimo.
A iniciativa vai ter transmissão em direto no Facebook do Jornal Público, do Movimento e da Merck.