À medida que as temperaturas de verão aumentam, os problemas causados pelo calor tornam-se mais graves, sobretudo para os chamados grupos de risco, ou seja, para crianças pequenas, adultos mais velhos, trabalhadores ao ar livre, pessoas com doenças crónicas e ainda para quem pratica desporto. É para estes que ficam os conselhos e o alerta para a importância de compreender o impacto de períodos prolongados de calor no seu corpo.
“Independentemente da sua idade, é fundamental ser capaz de reconhecer os sinais de doenças relacionadas com o calor”, afirma o cirurgião ortopédico e porta-voz da American Academy of Orthopaedic Surgeons, Jocelyn Ross Wittstein.
“Quando praticamos exercício, o nosso corpo arrefece ao suar. Ficamos desidratados se não repusermos os fluidos que perdemos através da transpiração. A desidratação dificulta a transpiração e o arrefecimento e pode resultar em lesões provocadas pelo calor, desde cãibras ligeiras a um golpe de calor com risco de vida.”
As doenças relacionadas com o calor são evitáveis. A prevenção começa com a compreensão das suas causas e com a garantia de se manter fresco e hidratado durante o tempo quente e a subida das temperaturas. Além disso, o conhecimento dos sinais de lesões provocadas pelo calor e a capacidade de as tratar imediatamente reduzem o número de casos graves.
Segundo Wittstein, se praticar exercício, existem muitas formas de reduzir o risco de lesões provocadas pelo calor. Primeiro, há que consultar o seu médico antes de iniciar uma nova atividade física e se tiver um problema de saúde, como uma doença cardíaca ou pulmonar, ou se tomar medicamentos que possam causar desidratação.
Deve-se aumentar gradualmente a intensidade e a duração do programa de exercício e, no caso de praticar desportos que requeiram equipamento de proteção, evitar usá-lo no início do treino.
Há ainda que se certificar de que está bem hidratado antes, durante e depois do exercício, repondo os líquidos quer sinta sede ou não. Uma recomendação geral é beber 240 ml de líquidos sem cafeína duas horas antes do exercício, sendo também útil beber mais 240 ml de água ou bebida desportiva imediatamente antes do exercício. Enquanto estiver a praticar exercício, beba 240 ml de água de 20 em 20 minutos.
Deve ainda usar-se roupas leves e de cores claras, proteger-se contra a exposição solar com o uso de protetor solar e monitorizar regularmente a evolução das condições meteorológicas, incluindo a temperatura e a humidade.