As ‘apps’ do Serviço Nacional de Saúde (SNS) estão a conquistar os portugueses. Da MySNS Carteira, que permite guardar diferentes cartões eletrónicos de saúde no telemóvel, à MySNS Tempos, que informa sobre o tempo médio de espera nas urgências, já foram feitos mais de 380 mil downloads.
Até ao dia 28 de maio, 386.275 mil downloads das ‘apps’, tanto nos sistemas operativos iOS como Android, tinham sido feitos pelos portugueses, que não escondem a preferência pela MySNS Carteira, utilizada por cidadãos de todas as faixas etárias e que chegou aos 166.335 mil downloads até ao dia 28 de maio.
A MySNS, a aplicação oficial do SNS que faculta o acesso à informação e aos serviços digitais da saúde, alcançou 166.312 mil downloads, enquanto a MySNS Tempos foi descarregada 53.628 vezes.
Modernização e evolução do SNS
“Inserindo-se no Registo de Saúde Eletrónico, e como ferramentas comunicacionais dinâmicas, as aplicações móveis do SNS, desenvolvidas pela Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, estão em constante processo de evolução e crescimento”, lê-se no comunicado sobre o tema.
“Pautam-se por princípios de transparência, inovação, qualidade e promovem o acesso à melhor informação em saúde, tornando o SNS mais interativo, atual e cumprindo serviço de cidadania.”
Responsabilizar cada vez mais o cidadão na gestão da sua saúde e fomentar a literacia digital são os objetivos principais da aposta nesta forma de interação com os utentes, que se integram num processo de evolução dos sistemas de saúde nacionais.
“Com todas estas aplicações móveis, o SNS está mais inovador, interativo, atual e próximo do cidadão.”