Usar protetor solar todos os dias, mesmo se estiver ao ar livre apenas por curtos períodos de tempo, é um passo importante para manter a pele com aspeto saudável e prevenir o cancro de pele.

De acordo com a Fundação do Cancro de Pele, uma instituição norte-americana, o uso diário de um protetor solar com fator de proteção solar (FPS) de pelo menos 15 pode reduzir em 50% o risco de desenvolver melanoma, o tipo mais grave de cancro de pele.

O melhor filtro solar é o de amplo espetro, que protege tanto contra os raios que queimam a pele como contra os que causam o envelhecimento. O nível de proteção depende muito do tempo que se passa ao ar livre. Se passar a maior parte do dia dentro de casa, o FPS 15 deve fornecer proteção suficiente. Se passar mais tempo ao ar livre durante a parte mais quente do dia, vai querer um FPS mais alto e talvez até mesmo um que também seja resistente à água e ao suor.

O que significa o FPS no protetor solar?

FPS significa “fator de proteção solar”. O número indica quanto tempo os raios UVB do sol levariam para tornar vermelha a sua pele, em comparação com a quantidade de tempo sem protetor solar. Por isso, se usar um produto com FPS 30 conforme as instruções, demorará 30 vezes mais para se ‘queimar’ do que se não usasse nenhum protetor solar.

Sabia que a maioria das pessoas não aplica protetor solar suficiente? Para obter o máximo de proteção – e a proteção que está no rótulo – precisa de cobrir completamente o corpo. Não se esqueça de aplicar o protetor nas orelhas, couro cabeludo, pés e pescoço e isto é válido mesmo em dias nublados, porque os raios ultravioleta do sol podem penetrar nas nuvens.

Depois de aplicar o protetor solar, certifique-se de que adiciona outras camadas de proteção, como chapéus de aba larga e óculos de sol com proteção UV.

Não se esqueça de se voltar a espalhar novamente. Regra geral, o protetor solar deve ser reaplicado a cada duas horas, sobretudo se tiver nadado ou suado.

Todos nós estamos ansiosos para passar um tempo ao sol. A luz do sol ajuda a aumentar os níveis de vitamina D, o que é bom para o corpo, para os ossos e até para a saúde mental. Vamos ter um verão seguro ao sol, protegendo também a nossa pele.