Scroll Top

Como a memória pode estimular os desejos alimentares

memória alimentar

No início do ano, todos fizemos uma lista de objetivos para cumprir e um deles era ter uma alimentação saudável, certo? No entanto, poucas semanas depois, já viu esse objetivo a resvalar? Uma equipa de investigadores do Monell Chemical Senses Center, nos Estados Unidos da América, descobriu, pela primeira vez, que a memória influencia o que comemos e a quantidade. 

O sistema de memória alimentar específico do cérebro tem um papel importante na alimentação excessiva e na obesidade, devido à dieta. Mas como? “Atualmente, somos constantemente bombardeados com anúncios e gatilhos para nos recordar de experiências alimentares prazerosas”, refere Guillaume de Lartigue, autor do estudo.

E acrescenta: “Identificámos uma população específica de neurónios no hipocampo capazes de formar memórias relacionadas com comida.” Isto é, os neurónios responsivos ao açúcar influenciam apenas a memória e ingestão relacionadas com o açúcar; o mesmo acontece com a gordura

O mais surpreendente neste estudo é que se verificou que estas memórias também têm impacto no nosso comportamento alimentar, sendo que “esta conexão pode ter implicações significativas para o peso corporal e a saúde metabólica”. Por outro lado, se existir a inibição destes neurónios, é possível prevenir o ganho de peso.

A associação entre a memória e o metabolismo

Enquanto, há vários séculos, os sistemas de memória no hipocampo ajudavam a localizar e a recordar as fontes de alimentos essenciais para a sobrevivência, atualmente, estes circuitos podem levar-nos a uma alimentação excessiva, contribuindo para a obesidade. 

Neste sentido, se excluirmos neurónios responsivos ao açúcar presentes no hipocampo, é possível interromper a memória e reduzir a ingestão de açúcar e proteger o corpo contra aumentos de peso. 

Até ao momento, as investigações têm negligenciado a ligação entre a memória e a saúde metabólica no papel da obesidade, mas pode ser um fator fundamental para a sua compreensão e diminuição. 

Promova uma alimentação saudável

Para contrariar os impulsos de ingerir açúcar e gordura, adote algumas medidas para tornar a sua alimentação saudável.

  • Coma, pelo menos, cinco porções por dia de frutas e vegetais;
  • Prefira grãos saudáveis, como pão integral, aveia;
  • Opte por alimentos ricos em fibra, como nozes e sementes;
  • Tempere com gorduras saudáveis, como azeite.

 

Crédito imagem: Pexels

Posts relacionados