Scroll Top

Dicas para correr na rua este inverno em segurança

corrida na rua no inverno

Está frio lá fora e os amantes das corridas sabem bem disso, ainda que, para os mesmo empenhados, não serão as baixas temperaturas que os vão impedir de correr na rua. Mas antes de sair para a corrida habitual, é importante ter em conta alguns aspetos, aqui explicados por uma especialista.

“Os extremos de frio e vento podem tornar o exercício ao ar livre inseguro”, explica Julie Ruane, enfermeira da Divisão de Medicina Desportiva do Centro Médico Beth Israel Deaconess, nos EUA. Mas porque há quem, ainda assim, o pratique, “é importante que tomem as precauções necessárias”.

Uma das maiores preocupações dos atletas no inverno deve ser a questão muscular. “Quando está frio, os músculos ficam mais tensos, menos flexíveis e com maior risco de lesões”, refere Ruane.

O clima frio faz com que os músculos percam calor e contraiam, causando tensão em todo o corpo e reduzindo a amplitude de movimento nas articulações. Isso força os músculos a trabalharem muito mais para concluir as mesmas tarefas que realizam com facilidade nos climas mais amenos.

“Para combater esse stress nos músculos e articulações, aqueça um pouco mais do que o normal e alongue novamente no fim de um treino”, afirma. “Quando um músculo está quente, tem melhor fluxo sanguíneo e estende mais facilmente.”

Correr na rua hidratado

Como os músculos frios ou tensos têm um risco maior de tensão, a roupa é aqui importante.

“Há um meio-termo entre vestir-se e não usar roupa suficiente”, refere Ruane. “Escute o seu corpo – vai querer encontrar o equilíbrio entre manter-se aquecido, sem perder muito líquido com o excesso de transpiração.”

Ruane recomenda camadas que possam ser facilmente removidas e alerta os atletas para não esquecerem as mãos, dedos dos pés, nariz e orelhas, usando “um chapéu, luvas e meias apropriadas são importantes para as temperaturas mais frias”.

Beber muita água é tão importante durante os meses de inverno como nos de verão.

“Mesmo que não transpire tanto, o corpo ainda está a queimar os hidratos de carbono armazenados, sobretudo em climas mais frios”, refere Ruane. “As bebidas desportivas podem ajudar. Após o exercício, alimentos ricos em hidratos e proteínas, como aveia quente e nozes são também úteis, especificamente para a recuperação muscular.”

O obstáculo final para o exercício quando as temperaturas estão mais baixas é o calçado.

“Certifique-se de que observa o seu passo. O chão pode estar escorregadio.”

Posts relacionados