Scroll Top

Desmistificar os medicamentos manipulados

Farmácias e medicamentos manipulados

Sabe o que são os medicamentos manipulados? E qual o papel do farmacêutico quando existe uma prescrição deste tipo de medicação? Jorge Fresco, técnico coordenador e responsável de medicamentos manipulados da Farmácia Holon BPlanet, esclarece, neste artigo, algumas das questões associadas a este tipo de medicamento.

Jorge Fresco, Farmácia Holon
Jorge Fresco, Técnico Coordenador e Responsável de Medicamentos Manipulados da Farmácia Holon

“Atualmente, existe uma clara procura pela personalização de serviços e a saúde não iria ficar para trás. Neste campo, e no âmbito da farmácia comunitária, encontramos os medicamentos manipulados.

Estes medicamentos são fórmulas prescritas pelos médicos com o objetivo de personalizar um tratamento, para um utente específico. Isto poderá acontecer com o intuito de adaptar uma dosagem ou forma farmacêutica de um medicamento a uma população específica (como por exemplo, em pediatria), ou produzir uma fórmula de raiz com princípios ativos adaptados ao tratamento em questão.

Todos os dias verificamos uma maior procura, por parte dos utentes, a este tipo específico de serviço. Contudo, quando os utentes chegam ao balcão de atendimento surgem, por norma, com algumas questões. A principal dúvida prende-se com o facto de os utentes saírem das consultas médicas com prescrições que não sabem o que são, ou com dúvidas sobre o local onde estas podem ser preparadas.

Enquanto responsáveis por este Serviço de Preparação de medicamentos manipulados devemos sempre esclarecer, o melhor possível, para que não restem dúvidas sobre a qualidade, o compromisso e o rigor, e os utentes conseguirem tomar uma decisão consciente e informada sobre a aquisição e utilização destes medicamentos manipulados. 

De uma forma geral, sempre que um pedido destas formulações chega à nossa mão fazemos uma validação do mesmo através da análise da prescrição médica. De seguida, avaliamos todas as matérias-primas necessárias à preparação e todos os procedimentos inerentes à mesma, de forma a entregarmos, ao utente, um orçamento e prazo de entrega.

Antes de todas as preparações, ainda avaliamos os constituintes da fórmula e a sua validade, de modo a assegurar a sua qualidade. As preparações são feitas num ambiente controlado e limpo e são sempre garantidas todas as condições de segurança e proteção. As mesmas fórmulas, após concluídas, são acondicionadas corretamente e devidamente armazenadas até à entrega ao utente. 

Ou seja, os medicamentos manipulados – tal como todos os outros medicamentos e produtos de saúde dispensados em farmácia comunitária – seguem um rigoroso e completo protocolo de controlo de qualidade de forma a garantir o uso correto e seguro do medicamento.

As farmácias comunitárias desempenham um papel fundamental enquanto porta de acesso dos utentes aos seus tratamentos e esclarecimentos no campo da saúde. É por isso também fundamental que exista um cadastro que informe sobre quais as farmácias que disponibilizam este serviço para que o utente encontre mais pontos de acesso a informações sobre estes tratamentos e medicamentos. 

Enquanto profissionais de saúde é importante estarmos preparados para acompanhar as tendências e responder sempre da forma mais completa possível ao utente. O facto de estarmos habilitados a preparar e dispensar este tipo de formulações torna-nos farmácias e profissionais mais capazes e focados no nosso serviço enquanto agentes do Serviço Nacional de Saúde.”

Posts relacionados