Sons como os do tráfego automóvel podem ter um grande impacto no stress e na ansiedade das pessoas, revela um novo estudo publicado na revista científica PLOS ONE, por Paul Lintott, da Universidade do Oeste de Inglaterra, e Lia Gilmour, do Bat Conservation Trust, ambos do Reino Unido.
A investigação existente mostra que os sons naturais, como o canto dos pássaros, podem reduzir a pressão arterial, as frequências cardíaca e respiratória, bem como o stress e a ansiedade relatados pelas pessoas. Por outro lado, supõe-se que as paisagens sonoras antropogénicas, como o ruído do tráfego ou das aeronaves, têm efeitos negativos na saúde e no bem-estar humanos de várias formas.
Neste novo estudo, 68 voluntários ouviram três paisagens sonoras de 3 minutos: uma paisagem sonora da natureza gravada ao nascer do sol em West Sussex, no Reino Unido; a mesma paisagem sonora combinada com sons de tráfego rodoviário a 32 quilómetros por hora, e a mesma paisagem sonora a 64 quilómetros por hora. O humor geral e a ansiedade foram avaliados antes e depois das paisagens sonoras através de autorrelatos.
O estudo descobriu que ouvir uma paisagem sonora natural reduziu os níveis de stress e ansiedade relatados pelos próprios participantes e também melhorou a recuperação do humor após um fator stressante.
No entanto, os benefícios da melhoria do humor associados à paisagem sonora natural foram limitados quando os sons do trânsito foram incluídos. A paisagem sonora natural por si só foi associada aos níveis mais baixos de stress e ansiedade, sendo os níveis mais elevados relatados após a paisagem sonora que incluía um tráfego de 64 km por hora.
Os autores concluem que a redução da velocidade do tráfego nas áreas urbanas pode influenciar a saúde e o bem-estar humanos, não só através dos seus impactos na poluição ambiental e na segurança, mas também através do seu efeito nas paisagens sonoras naturais.
“O nosso estudo mostra que ouvir paisagens sonoras naturais pode reduzir o stress e a ansiedade, e que os sons antropogénicos, como o ruído do trânsito, podem mascarar potenciais impactos positivos. Reduzir a velocidade do trânsito nas cidades é, por isso, um passo importante para que mais pessoas experimentem os efeitos positivos da natureza na sua saúde e bem-estar.”